Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A HISTÓRIA DOS VIDEO GAMES - PARTE 18 - 1989


O portátil Game Boy.
O pequeno notável Game Boy
Olá meus querido e idolatrados amigos do nosso humilde e dedicado blog. Chegamos ao ano de 1989. Sim, já estamos as portas dos anos 90 meus amigos. Passa rápido, não é mesmo? Bom, chega de papo que o que nós queremos é informação, então vamos lá.


Nintendo lança o console Game Boy, portátil de 8 Bits que tinha seus jogos no formato de cartuchos. Ele seria o primeiro console portátil a fazer um estrondoso sucesso no mundo todo, tendo vendido mais de 118 milhões de unidades durante sua existência. Já no primeiro ano de vida o console trouxe títulos de franquias famosas como Castlevania: The AdventureDouble DragonThe Final Fantasy Legend e Super Mario Land.
SEGA lança o seu console de 16 Bits na América do Norte, onde fica conhecido como Sega Genesis.
A Atari Corp. lança o console portátil Lynx, de 16 Bits, que chama atenção na época por sua qualidade gráfica e pelo seu design arrojado. De maneira curiosa, mesmo sendo um console mais avançado do que o concorrente Game Boy, o Lynx não consegue vender bem, e assim fica sem o interesse das grandes produtoras de games da época.
Prince of Persia
O lendário Prince Of Persia
Brøderbund lança o game Prince of Persia, desenvolvido por Jordan Mechner, que causou alvoroço na época por sua animação inovadora. O título foi lançado originalmente para o computadorApple II, mas depois recebeu versões para as mais variadas plataformas.
Maxis lança o game Will Wright’s SimCity, o primeiro game de uma série de jogos do gênero “simulação”.
Absolute Entertainment lança para o NES o game A Boy and His Blob: Trouble on Blobolonia, criação de David Crane. O game chamou atenção por sua jogabilidade inusitada, onde o personagem principal utiliza seu companheiro Blob, que pode se transformar em diferentes tipos de itens.
O scrolling shooter Darius II é lançado para os fliperamas pela Taito, sendo a sequencia direta do primeiro Darius. A empresa lança também o game Rastan Saga II, para os fliperamas.
Final Fight
O excelente Final Fight
Capcom lança para os fliperamas o beat-’em-up Final Fight, que causaria uma revolução no gênero. Final Fight se tornaria numa das franquias de muito sucesso da empresa, e o primeiro game teria versões lançadas para as mais variadas plataformas nos anos que se seguiram. Ainda em 1989, a Capcom lançaria outro três games interessantes para os fliperamas: o beat-’em-up intitulado Dynasty Wars, que foi baseado em um manga japonês; U.N. Squadron, um scrolling shooter com aviões; e Strider, um excelente game de ação.
TAD Corporation lança para os fliperamas o curioso game Toki, onde o protagonista é transformado em um macaco, e deve salvar sua amada de um terrível feiticeiro.
Desenvolvido pela Alpha Denshi e publicado pela SNK, o game do gênero beat-’em-up Gang Wars é lançado para os fliperamas.
Anco lança para diversas plataformas o game de futebol Kick Off, que recebe grandes elogios da crítica na época, sendo considerado como um dos melhores games esportivos já feitos até então.
Akumajou Densetsu
Akumajou Densetsu
Nihon Falcom lança o sexto game da franquia Dragon Slayer, que recebeu o subtítulo The Legend of Heroes. Este RPG foi lançado originalmente para o NEC PC-8801, mas depois recebeu versões para diversas plataformas.
NES mostra que ainda está vivo, e tem títulos de peso lançados neste período, tais como: California GamesDig Dug IIDragon Warrior (lançamento em inglês do primeiro Dragon Quest), DuckTalesMega Man 2Ninja GaidenP.O.W.: Prisoners of WarRoboCopStriderTeenage Mutant Ninja TurtlesTetrisTrack & Field II,Ultima: Exodus e Willow.
E o Famicom mostra que a geração dos consoles de 8 Bits também está longe de morrer no Japão, tendo lançamentos importantes como: 1943Akumajou Densetsu (que em seu lançamento americano seria chamado de Castlevania III: Dracula’s Curse), BatmanDouble Dragon II: The RevengeDowntown Nekketsu Monogatari(que ficaria conhecido como River City Ransom em seu lançamento americano), Holy Diver,Rolling ThunderSpace HarrierSplatterhouse: Wanpaku GraffitiTop Gun 2 e Ultima: Seisha he no Michi.
Seibu Kaihatsu lança para os fliperamas o game de ação Dynamite Duke, que posteriormente ganharia versões para os consoles da SEGA.
Golden Axe
Golden Axe
SEGA continua mostrando sua força: no Master System lança games interessantes como Alex Kidd: High-Tech WorldBattle Out RunCalifornia GamesDynamite DukeDynamite Dux,Galaxy ForceGhouls ‘n GhostsGolden AxeOut Run 3-DPsycho Fox,SpellCasterTennis AceTime Soldiers,Where in the World is Carmen Sandiego? e Wonder Boy III: The Dragon’s Trap.
E para o Mega Drive saem títulos de peso como Alex Kidd in the Enchanted CastleForgotten WorldsGhouls’N GhostsGolden AxeLast BattlePhantasy Star IIRambo IIIThe Revenge of ShinobiSuper Hang-On e Thunder Force II.
Accolade lança o game de corrida The Duel: Test Drive II, para várias plataformas distintas.
U.S. Gold Ltd. lança para diversas plataformas os títulos Indiana Jones and the Last Crusade: The Action Game, baseado no filme de sucesso com o mítico personagem Indiana Jones; e Michael Jackson’s Moonwalker, game de ação com o Rei do Pop.
Teenage Mutant Ninja Turtles
O ótimo TMNT
Konami lança para os fliperamas o scrolling shooter Gradius III, considerado como um dos mais difíceis episódios da franquia; e o game Teenage Mutant Ninja Turtles, um divertidíssimo beat ‘em up que em algumas máquinas podia ser jogado por até 4 pessoas ao mesmo tempo!
Imagine Software lança para diversas plataformas o beat-’em-up Renegade III: The Final Chapter, que não recebeu boas críticas na época, principalmente por seu modo de apenas um jogador.
Electronic Arts lança o game de estratégia Populous, para vários computadores e consoles. O jogo faria um enorme sucesso, e ganharia a premiação da revista Video Games & Computer Entertainment, como melhor game do ano.

Bom, por enquanto é só. Na próxima parada vamos testemunhar o surgimento de uma lenda dos 16 bits. Até lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA AÍ SÔ...