Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

OFICINA - INSTALANDO SOM ESTÉREO NO ATARI 2600

Como vão vocês meus amigos? Que saudade! Bom, depois de um tempinho sem postar nada, tragos a vocês um pequeno tutorial de como fazer um instalação simples de som Estéreo para o ATARI 2600. Esse aqui foi feito com base no da Polivox, mas o procedimento é basicamente o mesmo para todas a versões.
Quero agradecer ao pessoal do site http://www.victortrucco.com pela cooperação com as imagens.

Vamos lá.

Primeiro vamos isolar os pinos 12 e 13 do TIA, colocando-os para fora do soquete, assim como na imagem  abaixo.


Como essas saídas do TIA são "coletor aberto", temos que fazer o pull-up. Soldaremos um resistor de 4k7 em cada um dos terminais, ligando-os em um ponto de 5V. No Polyvox tem um ponto bem próximo no positivo do capacitor eletrolítico C33, como mostra a figura abaixo.




Também em cada um dos pinos vai um capacitor eletrolítico de 1uF, lado positivo para o pino. O lado negativo é a nossa saída de áudio que deverá ser ligada no centro do conector RCA que vai para a TV. 


Abaixo vai um esquema da ligação. Acima onde aparece esse trimpot é a ligação para a instalação do sistema de vídeo, que logo mostrarei aqui. 

Meus amigos, grande abraço a todos e que Jesus esteja com todos vocês.
Até a próxima. 

4 comentários:

  1. Que maneiro pra quem tem Atari!
    Jogar space invaders nunca mais vai ser a mesma coisa! Muito boa a montagem, se eu tivesse Atari eu tentava fazer aqui :c

    ResponderExcluir
  2. legal, mas vou deixar meu atari como esta mesmo .rs

    cara desculpa entrar com outro assunto, mas vc nao teria algum sobre game gear?
    to com um que liga e logo em seguida desliga, trooquei todos capacitores da placa e continua com o mesmo problema, vc teria alguma ideia do que poderia ser?
    quero tanto conseguir fazer funcionar.

    abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir
  4. grande Alan boa noite,,achei muito massa colocar som estèreo no ATARY ,mas eu queria aprender a colocar o audio e video no snes baby vc tem alguma ideia de como fazer isso ,gostaria que vc fizesse um video ensinando ,abraços pra quem gosta de retro e um prato cheio o seu blog ta de parabens

    ResponderExcluir

COMENTA AÍ SÔ...