Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 15 - 1986


Olá meus queridos amigos aqui do Corporação Capsula. Tudo na paz? Eu realmente espero que sim. Bom, em primeiro lugar vamos as explicações que sei que estou devendo a todos vocês. A falta de atualizações que o blog vem passando nos últimos tempos. Juro que a coisa vai se normalizar galera. As coisas andam anda mais corridas pro meu lado, mais como já disse em oportunidade passadas, nosso blog não para.estou preparando uma atualização da cartuchoteca que vai ser muito bacana, com fotos de todos os consoles do Corporação completinhos.Agora vamos continuar nosso passeio pelo tempo. Chegamos a 1986 em ótima forma e com muita coisa ainda para ser contada. Nesse ano foi lançado o meu game favorito de todos os tempos, METROID, por exemplo. :)


Novas companhias surgem no mercado de games: AcclaimMajesco e Ubi Soft.
Activision adquire as companhias Infocom Inc. e Gamestar Software; enquanto que aSinclair Research Ltd. é adquirida pela Amstrad.
A SEGA lança o console Master System nos Estados Unidos. Ele acabaria não fazendo muito sucesso na terra do Tio Sam, e teria sua produção encerrada por lá no ano de 1991.
Master System
O ótimo Master System
Atari lança o console Atari 7800, que foi desenvolvido para substituir o Atari 5200, que foi um fracasso de mercado, e para tentar restabelecer a supremacia da Atari em relação ao mercado de games. O console foi projetado para fazer frente aos recentes rivais do fracassado Atari 5200 (a saber: o Famicom/NES e o Master System). Com um processador trabalhando em uma velocidade superior aos rivais, e com um processador de audio de dois canais separados, o Atari 7800 possuia um desempenho superior em velocidade ao Famicom/NES e gráficos e sons de qualidade similiar ao Master System. Porém, o que decretou o fracasso do Atari 7800, mesmo sendo superior aos concorrentes, foi o baixissímo acervo de jogos, uma vez que a maior parte das produtoras de games de sucesso da época, como Taito, Namco, Capcom e a própria Activision, responsável pelos maiores sucessos da Atari a época do Atari 2600, já possuíam contrato de exclusividade com aNintendo.
Nintendo lança o Famicom Disk System, um acessório/complemento para o Famicom, que faz o uso de disquetes como mídia para armazenamento de jogos. A sua distribuição ocorreu somente no Japão, mas não foi bem sucedida devido aos problemas a que esse tipo de mídia está sujeita. Ele era colocado no slot do cartucho do Famicom, e rodava jogos diretamente do disquete, além de ser utilizado como computador.
Sharp lança o Twin Famicom, sob autorização da Nintendo. Este console nada mais era do que um modelo que trazia tanto o Famicom quanto o Famicom Disk System em um único hardware. O Twin Famicom acabou ficando restrito ao Japão.
Alex Kidd in Miracle World
Alex Kidd in Miracle World
Ainda no começo de sua existência, oMaster System tem alguns títulos interessantes lançados em 1986, tais como Alex Kidd in Miracle World, Astro Warrior,Black Belt, F-16 Fighting Falcon, Fantasy Zone, Ghost House, Great Ice Hockey, The Ninja, Pro Wrestling, Rambo: First Blood Part II, Space Harrier, Spy vs. Spy, Super Tennis e World Grand Prix.
O primeiro Dragon Quest é lançado para o Famicom pela Enix. O game estabeleceria vários padrões do gênero RPG, que seriam seguidos por inúmeros jogos lançados posteriormente.
Namco lança vários games interessantes para os fliperamas: Sky Kid DeluxeHopping MappyToy PopThe Return of Ishtar, e Rolling Thunder, foram os principais títulos. A empresa ainda lançaria o game Dig Dug II para o Famicom.
SEGA lança para os fliperamas o game de corrida Out Run e o game de ação Alex Kidd: The Lost Stars.
Taito lança para os fliperamas o game Arkanoid, que foi baseado no jogo Breakout, lançado durante a década de 70 pela AtariRenegade, um beat ‘em up; e o “scrolling shooter” Darius, que se tornou uma das mais famosas franquias da empresa.
O Arcade Battle Wings (B-WING ou B-WINGS no Japão) ganha uma versão para o Famicom. O game é de propriedade da Data East e foi criado por Akira Sakuma.
Akumajo Dracula
Akumajo Dracula ou simplesmente Castlevania
Em 26 de Setembro a Konami lança para o Family Computer Disk System o game Akumajo Dracula, que em seu lançamento posterior em solo americano receberia o nome de Castlevania. Uma versão bem diferente de Akumajo Dracula acabaria sendo lançada em 30 de Outubro para o MSX 2, onde receberia o título de Vampire Killer. A Konami lançaria ainda em 1986 para o Famicom e para o MSX o game The Goonies, baseado no filme de mesmo nome; e versões de seus shootersGradius e TwinBee. Já o game Salamander, um spin-off de Gradius, sairia para os fliperamas e ganharia versões para as mais variadas plataformas posteriormente. Em seu lançamento americano o game ficaria conhecido como Life Force.
Escape lança para os fliperamas o game Wonder Boy, que logo ganharia versões para várias plataformas, que seriam lançadas pela SEGA.
Hudson Soft lança para o Famicom o game Takahashi Meijin no Bouken Shima, que só seria lançado para o NES em 1988, já com o nome de Adventure Island. A Hudson lança ainda o shoot ‘em up Star Soldier, que teve versões para o Famicom e para o MSX.
Brøderbund lança para o Famicom e para o Master System, uma versão de Choplifter, game que mistura os gêneros estratégia e “shoot ‘em up”.
Bandai lança para o Famicom o game Dragon Ball: Shenron no Nazo, baseado no mangá e anime criados por Akira Toriyama.
Tecmo lança para os fliperamas o game Rygar, que em seu lançamento no Japão ficou conhecido como Argus no Senshi. Ainda em 1986 o game ganharia uma versão para o computador Sharp X68000.
Metroid
O Todo poderoso Metroid. O mito.
Metroid, game criado por Makoto Kanoh, é lançado pela Nintendo para o Famicom, trazendo um modo de jogo não linear que foi algo considerado como surpreendente para a época. A protagonista Samus Aran iria se tornar um ícone feminino dos games nos anos que se seguiram, com Metroid se tornando uma das franquias mais queridas e respeitadas da Nintendo. Na mesma época foi lançado também pela Nintendo, o gameKid Icarus, só que para o Family Computer Disk System.
O game Ghostbusters da Activision ganha uma versão para o Famicom. Aqui no Brasil este game ficou famoso por ser vendido juntamente com o Phantom System, um clone do NES fabricado pela Gradiente. Ainda em 1986, a Activision junto com a companhia Pony Inc., lança para o Famicom o game Super Pitfall, que apesar do nome de peso, não conseguiu repetir o mesmo sucesso do game original lançado para o Atari 2600. Para muitos, enquanto Pitfall é um dos melhores games do Atari 2600, Super Pitfall é um dos piores games lançados para o Famicom/NES.
The Legend of Zelda
The Legend of Zelda
The Legend of Zelda, criado por Shigeru Miyamoto, é lançado para o Famicom Disk System. Este seria o primeiro de uma série que até hoje é uma das mais rentáveis da história dos games. Outro game criado por Miyamoto lançado na época para o Famicom Disk System e que ficaria restrito ao público japonês durante anos, foi Super Mario Bros. 2, que mais parecia uma versão extendida e mais difícil do primeiro game do que realmente um jogo novo. Por conta disso, não foi lançado para o NES na época, e só veio para o lado ocidental na compilação Super Mario All-Stars, lançada para o Super NES, onde teve seu nome alterado para Super Mario Bros.: The Lost Levels.
Atari Games lança para os fliperamas o game Gauntlet II.
Por enquanto é isso meus queridos. Como disse no início do post, as coisas vão voltar ao normal e o post vai voltar a ser atualizado quase que diariamente.  
Um grande abraço a todos em tempo, hoje chegamos a marca de 25000 (vinte e cinco mil) visitantes e eu estou putaqueparivelmente satisfeito com essa marca. Obrigado de coração e rumo a 1 milhão de visitantes kkkkkkkkkkk


4 comentários:

  1. olá, eu vim perceber agora mas esse blog é muito parecido com o gigacom old games, por acaso este site tambem é seu? pois o plano de fundo e o avatar são iguais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu querido.. uhauhauha... não meu velho, não sou dono do giga... é um coincidência dessas da vida... mas conheço o giga e o blog dele é muito bom, de primeira.
      grande abraço.

      Excluir
    2. pois pensei que era pois achei os conteudos dois dois sites parecidos pois atá a forma que vc's escrevem é igual, e são muito legais o seu site e o dele

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...