Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OFICINA: COMO LIGAR UM GAME BOY COM UMA FONTE DE COMPUTADOR

Fala galera. Que saudades que eu estava de vocês. Passei um bom tempo sem postar pois as coisas estão bem complicadas em que se refere a tempo. Bom, mas cá estou para trazer mais uma das gambiarras que deixaram o Corporação famoso ou quase isso. Hoje, vamos aprender a usar uma fonte de computador para ligar um game boy classic, daqueles tijolinhos mesmo.

O segredo é simples. Como o GB usa 4 pilhas de 1,5V cada, todas as pilhas juntas produzem 6V ao todo. Se você pegar uma fonte de 6V, cortar o pino da fonte e ligar os fios corretamente direto no console onde as pilhas são encaixadas, o vídeo game irá ligar normalmente. Claro que o GB tem uma entrada especifica para fontes externas próprias do aparelho, mas o foco aqui é resolver pepinos que possam acontecer, então vamos ligar uma fonte de computador no console mesmo.

Cada conector de uma fonte de PC possui 4 fios, sendo 2 pretos, 1 amarelo e o outro vermelho. Pelo fio amarelo passa uma corrente de 12V, no fio vermelho 5V e os 2 fios pretos são o terra. Uma coisa a se notar é que tanto o fio de 12V quanto o de 5V possuem uma potência muito maior do que 4 pilhas comuns, porém essa potência fica a disposição do circuito elétrico que será ligado nesses fios, e não nescessariamente é descarregado completamente no aparelho logo que se liga. Portanto não há problema em ligar um dispositivo que consuma apenas 1/10 da potência fornecida por esses fios, porém haverá falhas se o dispositivo pedir mais potência do que é possível passar por ali. Sendo assim, retirei o pino do fio vermelho e um fio preto de um dos conectores da fonte. Fiz um rolinho de papel para ajudar a fixar o fio vermelho (que é o que possui corrente, ou seja, é o + ou positivo) e coloquei o fio preto que é o terra no polo negativo.

Repare que na foto, foram usados apenas dois fios. Isso pode gerar duvidas para alguns, pois os outros contatos onde ficam as pilhas não são utilizados. Na verdade, há apenas um ponto de entrada para energia (que é o de cima, à direita) e um ponto de saída (o de cima à esquerda) que são respectivamente os polos positivo e negatico do GB. As pilhas na verdade são ligadas em série, fazendo com que a voltagem e potência de cada uma seja somada a das outras, gerando o total de 6V que passa pela entrada de energia, e é justamente os outros pontos que fazem essa ligação entre as pilhas. Como nesse caso não ha pilha alguma, liguei tudo diretamente.


Alguém também pode perguntar: mas Alan, estamos ligando um fio de 5V em um lugar onde deveria haver 6V Exato, porém a potência que passa pelo fio à 5V compensa a falta do 1V, e no fim a energia que o GB pede fica a mesminha.
A fonte de um computador é ligada através de um sinal eletrico que passa por um fio de cor verde que está no conector principal (aquele de 20 ou 24 pinos). Portanto, conectando esse fio diretamente à qualquer fio terra (preto) a fonte irá ligar e ficará em funcionamento enquanto o fio verde estiver conectado ao terra. Para isso utilizei um clip comum, funcionou perfeitamente.
Bem, com a fonte ligada chega o momento de ligar o console. Mudando a chavinha do GB para ON, olha só o que aconteceu:
Agora podemos ligar e testar o game boy caso não tenhamos pilhas ou fonte própria para GB.  Simples não é galera? Gambiarras ainda vão salvar a humanidade, rsrsrrrs...
Abração meus queridos.
Fonte: gigaoldgames.com.br

6 comentários:

  1. Respostas
    1. uhauauhah.... Essa gambi aí até que é simples... a ideia original não é minha não, mas testei e funcionou perfeitinho... bacana não é não???

      Excluir
  2. não seria mais pratico usar uma fonte comum de 6v, é melhor por ser mais compacta e vc já pode ligar ela diretamente na entrada do game boy (se o plugue for igual é claro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Turbo, blz brother? certamente seria bem mais prático utilizar uma fonte compacta... nessa postagem eu queria mostrar o extremo do desespero. Um cenário em que vc não tivesse nem as pilhas nem um adaptador comum pra ligar o game boy.... a coisa tá no limite mesmo aqui...rsrsrs

      Excluir
  3. Tambem da pra fazer aquela bela gambiarra pra ligar uma bateria de 9v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa jorge, blz?
      Irmão, dá, mas pode ocorrer sobrecarga por ser uma voltagem maior. Por que neste caso não haveria um resistor para regular a voltagem correta...
      Funciona, mas pode danificar

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...