Páginas

domingo, 17 de março de 2013

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 20 - 1991


Olá mamíferos. Como eu já disse, "nois capota mar num breca" e cá estamos nós para uma façanha. Sim, eu não costumo levar muito adiante uma serie de posts e esse aqui está indo além das minhas expectativas. Chegamos a 20ª parte da história linda e rica dos vídeo games. Então vamos lá:


Super Nintendo
O SNES em toda sua glória.
  •  Neste ano a Nintendo lança o Super Nintendo Entertainment System na América do Norte, que recebe um design diferente do Super Famicom. Assim como no Japão, o console de 16 Bits veio acompanhado pelo lançamento dos games Super Mario World e F-Zero na América.
  • Enquanto isso, também no Japão, a SEGA lança o Mega CD que se trata de um periférico que se ligava ao Mega Drive e disponibilizava assim a execução de jogos gravados em CD. Apesar do Mega CD ter recebido games interessantes durante sua existência, o bicho era caro para fumo e acabou não rendendo o esperado pela SEGA. Também é lançado o portátil Game Gear na América do Norte, na Europa e no Brasil, onde é lançado e distribuído pela Tec Toy. O portátil, mesmo não conseguindo vencer a “briga” com o Game Boy da Nintendo, ainda sim faria um certo sucesso, ainda mais por seus games exclusivos lançados pela própria SEGA.
  • Sonic no Mega Drive
    Sonic the Hedgehog
  • A SEGA lança o game Sonic the Hedgehog, para Mega Drive, que apresentou ao mundo o ouriço azul Sonic, que logo se tornaria o mascote da empresa. O game serviu para mostrar todo o poder do processador do Mega Drive, que permitia que o protagonista Sonic atingisse uma velocidade nunca antes vista em um game. Sonic the Hedgehog venderia mais de 4 milhões de cópias sendo um dos mais bem sucedidos games do Mega Drive. Vale ressaltar que na mesma época foi lançado para o Master System e para o Game Gear um jogo completamente diferente do lançado para o Mega Drive, também intitulado Sonic the Hedgehog. No Estados Unidos, este game seria o último lançado para o Master System.
  • E o Mega Drive ainda teria estes títulos lançados no mesmo ano: Alien Storm, California Games, Chuck Rock, Double Dragon II: The Revenge, El Viento, Fantasia, Galaxy Force II, Golden Axe II, The Immortal, Mercs, Paperboy, Quackshot, Road Rash, Rolling Thunder 2, Shining in the Darkness, Spider-Man, Streets of Rage, Super Volleyball, ToeJam & Earl e Valis são alguns exemplos.
  • The Legend of Zelda
  • A Nintendo contra-atacaria então, lançando para o Super Famicom, o excelente Zelda no Densetsu:  amigami no Triforce, que em seu lançamento americano ficaria conhecido como The Legend of Zelda: A Link to the Past (em destaque na foto), game que resgatou o prestígio da franquia, que havia ficado um pouco “arranhada” após o lançamento do mediano Zelda II: The Adventure of Link para o NES. The Legend of Zelda: A Link to the Past se tornaria em um dos games mais vendidos do Super NES, tendo mais de 4 milhões de cópias distribuídas, e seria aclamado tanto pela crítica quanto pelo público gamer, como um dos melhores games já criados.
  • O Neo Geo da SNK também vem com força total na briga entre os consoles de 16 Bits, tendo os seguintes lançamentos: Alpha Mission II, Baseball Stars Professional, Blue’s Journey, Burning Fight, Crossed Swords, Eight Man, Fatal Fury: King of Fighters, Ghost Pilots, King of the Monsters, League Bowling, Legend of Success Joe, Ninja Combat, Robo Army, Sengoku e Thrash Rally.
  • Battletoads do NES
    Battletoads para o NES
  • O NES da Nintendo continua reinando no universo 8 Bits e tem grandes games lançados, onde o grande destaque foi o título Battletoads desenvolvido pela Rare e publicado pela Tradewest. Este game explorou várias formas de jogabilidades diferentes, fazendo com que ele logo fosse considerado como inovador. O seu alto grau de dificuldade também ajudou a dar fama ao game, onde os jogadores menos habilidosos logo desistiam dele, enquanto que os “hardcore” se gabavam por serem capazes de terminá-lo. Mas nem só de sapos vive o NES, e o console ainda teve grandes games lançados como: Adventure Island 2, Batman: Return of the Joker, Captain America and the Avengers, Double Dragon III: The Sacred Stones, The Flintstones: The Rescue of Dino and Hoppy, G.I. Joe, The Little Mermaid, Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom, Power Blade, Mega Man 4, Rockin’ Kats, Shatterhand, The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants, Tiny Toon Adventures e Vice: Project Doom.
  • Asterix do Master System
    Asterix para o Master System da SEGA.
  • O Master System, mesmo sem a popularidade do NES, continua tendo bons títulos lançados em 1991, onde o excelente Asterix é o que mais chama a atenção por sua qualidade, e mostra que o console de 8 bits podia ter games de ação/plataforma que não ficavam devendo em nada para a concorrência. O game trouxe a possibilidade de se jogar alternando entre os invocados Asterix e Obelix, que deveriam salvar o ancião de sua aldeia das mãos do maquiavélico Imperador Romano. Com gráficos de alto nível, sonoridade muito bem balanceada e com uma jogabilidade perfeita, Asterix pode ser considerado facilmente como um dos melhores títulos lançados para o Master System.
  • O pequeno mas popular Game Boy, tem uma enxurrada de bons títulos neste período, onde Metroid II: Return of Samus foi o mais aclamado, sendo uma evolução em relação ao primeiro Metroid lançado para o NES. Outros bons títulos ainda são lançados para o portátil da Nintendo neste período tais como: Bart Simpson’s Escape from Camp Deadly, Battletoads, Blades of Steel, Blaster Master Boy, The Blues Brothers, The Bugs Bunny Crazy Castle II, Castlevania II: Belmont’s Revenge, Choplifter II, Crystal Quest, Darkman, Dick Tracy, Double Dragon II, Elevator Action, Final Fantasy Adventure, Final Fantasy Legend III , Lemmings, Mega Man in Dr. Wily’s Revenge, Mega Man II, Mickey’s Dangerous Chase, Operation C, Ninja Gaiden Shadow e R-Type são alguns deles.
  • Para os fliperamas a Namco lança um grande número de títulos como Star Blade, Super World  tadium, Solvalou, Tank Force, Cosmo Gang the Video, Steel Gunner 2, Winning Run ’91 e Golly! Ghost! 2, mas quem “rouba” a cena nesta época é a Capcom graças ao lançamento do excelente Street Fighter II, que se tornaria em um verdadeira febre mundial, onde em algumas localidades até mesmo longas filas seriam feitas pela oportunidade de jogar este game de luta. A Capcom ainda lançou neste período o igualmente excelente Captain Commando.
  • Street Fighter II
    O loiro doidão Ken contra a Besta Fera Brasileira, Blanca.

    Bom, por enquanto é isso aí meus queridos. Agradecendo ao pessoal do Gaga Games pelo apoio nessa série que é sem dúvidas um Almanaque para quem gosta dos games.
    Grande abraço e até mais.

    CAPÍTULOS ANTERIORES:

    1. A história dos Video Games - Parte 19 
    2. A história dos Video Games - Parte 18
    3. A história dos Video Games - Parte 17 
    4. A história dos Video Games - Parte 16 
    5. A história dos Video Games - Parte 15 
    6. A história dos Video Games - Parte 14 
    7. A história dos Video Games - Parte 13 
    8. A história dos Video Games - Parte 12
    9. A história dos Video Games - Parte 11 
    10. A história dos Video Games - Parte 10 
    11. A história dos Video Games - Parte 9 
    12. A história dos Video Games - Parte 8 
    13. A história dos Video Games - Parte 7 
    14. A história dos Video Games - Parte 6 
    15. A história dos Video Games - Parte 5 
    16. A história dos Video Games - Parte 4 
    17. A história dos Video Games - Parte 3 
    18. A história dos Video Games - Parte 2
    19. A história dos Video Games - Parte 1 

    4 comentários:

    1. eu sempre fiquei incabulado com o sonic, pois dizem que ele nasceu no mega drive, mas eu tinha um master system e ele tinha o sonic the edgenhog 1 e 2 e o sonic chaos e o sonic blast, e o master system é mais antigo que o mega drive, então...??? o sonic saiu primeiro no master system ou no mega drive ?????????????????

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fala Turbo, blz??? Cara, é o seguinte: primeiramente o sonic saiu para o Mega e pouco tempo depois foi portado não só para o Master como também para o Game Gear.... No caso ele fez o caminho contrario do Mario, que veio do 8 para o 16 bits...

        abraço.

        Excluir
      2. ahhhh por isso que os jogos do master system tem um péssimo gráfico e só o sonic que tem um gráfico bom, isso deve ser porque o sonic certamente foi um dos ultimos jogos lançados para o master system já que foi lançado quando o mega drive já reinava.

        Excluir
    2. ei alan,me da uma dika ai oq fazer cm um super nintendo q liga normalment so q nao da nem imagem e mto menus audio desde ja agradeco

      ResponderExcluir

    COMENTA AÍ SÔ...