Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

A HISTÓRIA DOS VÍDEO-GAMES - PARTE 7 - 1978


Olá meus amigos de Corporação. Chegamos ao ano de 1978. Já passamos por seis etapas e ainda falta muito “chão” para chegarmos ao nosso objetivo. Espero que todos estejam gostando dessa nossa viagem ao passado. Vamos lá:

- No ano de 1978, a Atari tinha produzido cerca de 800.000 unidades do Video Computer System, mais conhecido como ATARI 2600. O problema é que deste montante, apenas 550.000 haviam sido vendidos. Este insucesso nas vendas causou um mal estar interno na Atari e culminou com a saída do co-fundador da empresa, Nolan Bushnell. Para cobrir os eminentes prejuízos, a Warner acabou dando suporte financeiro a Atari.
Neste meio tempo, a povo gamer já havia percebido que só o Pong não bastava e os programadores começaram a explorar a máxima potencia do hardware do Atari 2600, elevando sua popularidade e por conseqüência, suas vendas. E para colocar a cereja no bolo da Atari, a Fairchid, montadora do console Channel F, desertou, saiu, pediu arrego, puxou o carro, correu da raia (ou outro termo que vocês acharem melhor) do mercado de games, achando que a coisa seria um modismo sazonal. Ferraram-se. Assim, a Atari monopolizou o mercado, e o “infinito e além” era o objetivo.

- Eikichi Kawasaki funda a SNK.


- No mês de Junho de 78, nascia uma lenda que até hoje é lembrada e admirada, sendo o mais famoso jogo no estilo “shooting”. Space Invaders, da Taito Corporation, para os fliperamas. O objetivo era simplesmente destruir as naves inimigas que ousassem passar na sua frente e acumular o maior numero de pontos possíveis. Interessante é saber que o designer do jogo, Tomohiro Nishikado tirou a idéia do jogo do filme “Star Wars”, do livro “A Guerra dos Mundos” e do game “Breakout” da Atari.

- A Nintendo lança o game Computer Othello para os fliperamas.

- Em Outubro a Namco lança no Japão o game Gee Bee, seu primogênito jogo para os fliperamas.

- A Konami Corporation lança o título Block Game para os fliperamas.


- A Magnavox lançou o console Odyssey (G7000 Videopac), que ficaria conhecido na Europa como Philips Videopac G7000 e no Brasil simplesmente como Philips Odyssey. O Odyssey, assim como seus concorrentes utilizava cartuchos para rodar os jogos.

- A Nintendo lança o console portátil Color TV Game 15.
- A APF Electronics, Inc. lança o console APF-M1000. O console teve poucos games e logo foi descontinuado, ou seja, uma bomba.

- A Bally/Midway lança o console Bally Professional Arcade.
- A Elektor lança o TV Games Computer.
- A Entreprex lança o console Apollo 2001.

- A Interton lança na Alemanha o console VC 4000.
- A Warner Communications’ Atari introduz o controle trak-ball no game Football, lançado para os fliperamas; e lança também o console Pinball Game System.

Fonte: www.gagagames.com.br
Texto Base: André Breder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA AÍ SÔ...