Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

OFICINA: SNES NÃO LIGA MAIS. E AGORA??


Olá meus caros amigos do Corporação Capsula. Recebi o pedido de um amigo para dar uma olhada no seu Super Nintendo que segundo ele parou de funcionar de uma hora para outra. O motivo eu não sabia, mais é procurando que se acha, não é mesmo. Até que lembrei uma coisa que parecia insignificante, mais que pode fuzilar com seu Snes e fazer você acabar anunciando ele no mercado livre por qualquer merreca.
Vamos lá.
O super nintendo tem um fuzivel incorporado na sua placa mãe que serve exatamente para proteger o sistema de uma sobrecarga de energia. Esse fuzivel é o motivo de muito snes parar de funcionar pelo mundo a fora.

O que você vai precisar:
  • 1 fusivel de 1,5A axial/encapsulado ou um fusivil de vidro com encaixes de mesma potencia que você encontra em qualquer lojinha de eletronica.
  • 1 ferro de solda
  • arame de solda
  • Plano de saude em caso de acidentes com o ferro de solda


Primeiro Passo: Abra seu snes (lógico). Se você não tem uma chave para abrir, se vira e compra uma, ou espera um pouquinho que logo eu vou mostrar como fabricar a sua propria chave. Depois dele aberto, visualize o bendito fuzivel soldado na placa mãe perto da chave liga/desliga.

Olha o safado bem aí ó
Segundo Passo: Substitula o fusivel queimado por um fusivel de 1,5A axial/encapsulado. Essa a primeira maneira de trocar o fusivel. Vai ficar assim ó.
  
Fusivel de 1,5A axial/encapsulado.
Ok. Assim vai funcionar. Mas existe uma segunda maneira de se trocar esse fusivel. Substitua o fusivel queimado por um de vidro de 1,5 A. Esses fusiveis são bem faceis de achar e baratos tambem. A unica diferença é que você vai precisar soldar os encaixes na placa-mãe do snes. Olhem só as fotos.
fusivel com encaixes.
Encaixes já soldados na placa-mae
Fusivel novo já instalado
Agora é só fechar o console e testar. E então? Entenderam como a coisa funciona? Se você tem um snes parado e mofando aí em sua casa, faça isso. Pode ser a passagem de volta dele para o mundo dos consoles vivos. O que eu fiz no console do meu brother deu certo. funcionou coisa linda de Deus.

Até a próxima.

Fonte das Imagens: gigaoldgame.com (tô sem maquina digital, droga)

80 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu mario... orbigado por acompanhar o corporação

      Excluir
    2. Boa noite amigo, tenho um Super Nintendo Baby e parou de funcionar pq minha filha ligou em uma voltagem maior, desmontei ele e nao consigo achar o fusivel dele, como faço pra indentificar ele?

      Excluir
  2. Bom dia
    Hoje vi sua publicação e estou com um super Nintendo que não possue esse fusível, alias a placa nem tem marca Nintendo. Extranho né! Tem alguma ideia do seja o problema de não ligar? mjsousa12345@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano beleza.
      Sou leitor desse blog e aficionado por games.
      Vendo sua pergunta lhe respondo, e com toda certeza do universo:
      Se não tem a marca "nintendo" na placa É PIRATA!
      Algumas pessoas acham que só existe cartuchos piratas, mas estão enganadas.

      Abraço.

      Excluir
    2. Fala mano beleza.
      Sou leitor desse blog e aficionado por games.
      Vendo sua pergunta lhe respondo, e com toda certeza do universo:
      Se não tem a marca "nintendo" na placa É PIRATA!
      Algumas pessoas acham que só existe cartuchos piratas, mas estão enganadas.

      Abraço.

      Excluir
  3. Amigão, me envia uma foto dessa placa pra eu dar uma olhada... pelo que vc está falando ela é uma placa paralela...

    ResponderExcluir
  4. amigo eu estou com um snes mais ele fica reiniciando o tempo todo oque pode ser? eu abri ele e vi que na placa perto de onde coloca o cartucho 1 tem uma peça vermelha e um quadradinha de metal mais mais no meu não tem essas peças vc sabe para que serve elas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo... provavelmente seu SN está superaquecendo. Dê uma boa limpada nele. Caso isso não resolva, aí deve partir para algum chip que esteja em curto. Mas esse problema é com algum cartucho específico ou com todos?
      Outra possibilidade é que seja a fonte. Troque a fonte e veja como ele se comporta.
      Quanto a pecinha metálica que vc mencionou próximo ao controle 1, é geralmente um cristal de transcodificação, geralmente de vídeo ou em alguns casos, a placa toda.
      Ao lado dela tem a pecinha vermelha, pelo que vc mencionou, deve ser um trimpot. Se você reparar bem nela, verá que tem um parafuso no meio. Esse parafuso é justamente onde se regula a imagem, como por exemplo, reparar distorções.
      Se o seu não tem, que dizer que é um modelo mais novo, onde essas regulagens são pre-definidas.
      Espero que tenha esclarecido sua dúvida. Grande abraço.

      Excluir
  5. Ola amigo tenho um Nintendo Baby mas ele nao liga mais, como faço para ter certeza que ela esta funcionando, tenho 3 jogos e nenhum pega mais, pode me ajudar nessa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu amigo... desculpe pela demora na resposta... vc já verificou se o problema não é sua fonte que está queimada? a primeira coisa é verificar isso. Ele chega a dar sinal de vídeo (ficar com a tela preta) quando vc liga o botão power?

      Excluir
    2. Ola amigo não da nenhum sinal de vida, até testei com o baby e nada sera que pode ser a fonte? é comum isso nos Nintendo. tem como fazer algum teste na fonte?

      Excluir
  6. Olá, tenho dois super nintendo:
    Um é daqueles quadradão, então ele não liga, um negócim prata que fica na reta do primeiro controle, caiu, e agora ?
    O outro é o baby, ele não pega colorido mais, o que pode ter acontecido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, faça o seguinte/; tire algumas fotos e mande para o e-mail do blog para que eu analise. Quanto ao snes baby pode ser apenas o cabo. Vc já testou? abraço

      Excluir
    2. teu negocio prata e o cristal ele nao possui resistencia

      Excluir
  7. olá, tenho um super nitendo, mas ele parou de funcionar ja faz um tempo. Ele liga mais nao mostra imagens na tv, ja tentei troca o cabo mas continua com o problema. O que pode ser?? tem como me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Speek, desculpe pela demora na resposta meu amigo. Neste caso podemos tentar algumas soluções:
      1 - limpe o conector do console com álcool isopropílico.
      2 - verifique se não temos alguma pino do conector torto, gerando mal contato.
      3 - Uma peça chamada "cristal" pode estar com solda fria. Leve para alguem com habilidade para refazer a solda. No pior dos cenários, essa peça pode estar queimada mesmo, aí só a troca dela resolve.

      espero ter ajudado.

      grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  8. è o sequinte: eu tenho um Snes tambem e ele parou de funcionar de uma hora para outra, ele liga (o led vermelho acende pelo menos) só que não lê nenhum jogo fica sempre com a tela preta. estava funcionando eu desliguei e quando liguei novamente minutos depois não funcionou mais. Alguem ai conhece alguma possível causa pra esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso, estou com mesmo problema e quero arruma ele. Alan pode dar uma luz ?

      Excluir
    2. kkk também, pensei que era só eu. Alguém sabe como posso resolve ?

      Excluir
  9. Boa tarde, tenho um Super Nintendo que estava funcionando perfeitamente...porém comprei 1 fita e coloquei...a fita não rodou, testei as outras q eu tinha e funcionavam na hora...abri a fita e percebi q 1 chip estava aquecendo...provavelmente a fita queimou meu SNES...pode me ajudar a descobrir o que foi? (Obs.o led vermelho nem acende+...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se teu nes nao liga olhe o fusivel da foto caso esteja funcionando troca o regulador de tensao que aparece na foto (a pecinha q ta parafusada na placa de ferro na foto perto do fusivel)




      Excluir
  10. bom dia espero que resolva minha duvida, meu super nintendo estava funcionando perfeitamente ai liguei a fonte de outro super nintendo que tenho para testar e ele nem acende mais a luz vermelha, a fonte estava em 110 e eu ja havia ligado nela outras vezes e agora sera que o fusivel pode ter queimado como eu sei se ele esta queimado pois abri o video game e olhei ele e parece normal, obrigado desde ja e espero anciosamente por sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo amigo, verifique primeiramente o fusível. de preferencia troque logo por um encapsulado. isso deve resolver o problema. Caso não, verifique o regulador de voltagem.

      Excluir
  11. Bom dia, aconteceu o mesmo comigo...como citado à cima da sua pergunta...abri ele e troquei o fusível por outro de 1,5 e voltou a funcionar normalmente... então recomendo que vc abra e troque o fusível tbm...q deve voltar a funcionar sim!

    ResponderExcluir
  12. Oi, meu nome é Rafael.
    Não consigo identificar o Cristal Oscilador no meu SNES. Alguém sabe me indicar onde ele fica na placa mãe? No google não consta nada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Luiz.
    Meu super Nintendo liga, as fitas funcionam, porém a imagem fica preta com algumas listras roxas, por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  14. Olá meu amigo sem nome, rsrrsrs...
    Meu velho, troque a fonte e verifique se haverá melhora...pelo que vc descreveu provavelmente é esse o problema.

    abraço.

    ResponderExcluir
  15. dúvida pessoal se ele não lê mais fitas tem conserto ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim Anderson. Pode ser o cristal oscilador que queimou...

      Excluir
  16. Meu super Nintendo nao tem um cabo de imagem original, encomendei um cabo av, pois ele apresenta o problema de tremer a imagem, sera que o problema é o cabo??? sera que perdi o console?? Por favor me ajuda, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Roger, blz amigo?

      Bom, deixa eu ver se consigo te explicar. Nem tudo que interfere na imagem é em consequência de algum problema no sistema de imagem em si. Dê uma olhada na sua fonte. Se a sua fonte estiver meia boca, isso gera uma interferência na imagem.

      Dê uma olhada e depois me diz.
      abraço.

      Excluir
  17. AMg ,me ajuda pela mor de deus, Meu snes liga, a luz acende, mas a tv n aparece nada, nem a tela preta, eu ja testei em outras tv, testei cabos e nada, eu ja limpei o snes por dentro e ainda continua, quando eu ligo o snes da pra notar q a tv fica tipo dando umas piscada querendo pegar mas n pega, da um help ai fera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo.

      Seu problema é possivelmente simples. Cristal Oscilador. É só troca e deve resolver.

      Abraço.

      Excluir
  18. boa tarde allan !

    poderia me dizer se quando liga o snes com o cartucho e a jogo fica quadriculado na tela ,éo cristal oscilador tambem ?

    obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA CARA FIH - PQ ELE TA DESTRAVADO - TEM KE RESTRAVAR KK - CARA MANDA BOTAR UMA CHAVE PRA FICA DESTRAVDO E RETRAVADO !! ESPERO TER AJUDADO..
      CARA KERIA SABER ONDE É - KUANDO ABRIR VAI TER UM CHIP COM UMA PERNA LEVANTADA ...... POVO COBRA UNS 50 CONTO - SE VC FOR FAZER SAI POR 2 REAIS ;D

      Excluir
  19. No seu caso amigo, o proprio cartucho pode estar danificado. já o testou em outro console?

    ResponderExcluir
  20. Amigo qual é o nome desta chave???
    Obrigado ;)

    ResponderExcluir
  21. Amigo e para consertar o SNES 2 Aquele mais redondinho???
    :D

    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  22. FERA ME AJUDA AI..TO CM UM SUPER NES AKI,ELE LIGA O LED VERMELHO,QNDO DA POWER DA SINAL D PEGAR O KARTUCHO,TIPO DA UM CLARAO,QNDO DA RESET DA CLAROES MEIO COLORIDOS,MAIS O POBLEMA Q NAO LE SI QUER UM CARTUCHO...JA LIMPEI OND POE O KARTUCHO,FIZ UMA GERALZINHA D LIMPA-LO GERAL,E NADA D PEGAR...OQ POD SER?SERA ESTE CRISTAL OXILADOR?OND ELE FIKA NA PLAKA MAE?

    ResponderExcluir
  23. ola!! minha questao eo sequinte, meus snes depois que zerei um jodo ele reiniciou mas voltou com a tela toda quadriculada, tipo bugado o jogo continua funcionando normal o som tambem e so a imagem que esta assim e e com qualquer jogo, vc poderia me orientar em qual part esta o defeito?,desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Da pra fazer uma chavnha usando o buraquinho de baixo de uma caneta BIC, se estiver patinando, da uma esquentada nela e pressione contra a cabeça do parafuso do console pra tomar a forma.

    ResponderExcluir
  25. Ola tenho 2 cartuchos Doom que nao estao funcionando direito eles estão reinicindo toda hora vc pode me dar uma dica do que fazer
    marcosmetz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde amigo meu super nintendo eata ligando+ esta com a imagem preta sera que se eu trocar esse fuzil sera que volta a funcionar?ou que pode ser trocado?obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Funcionou!! ALELUIA!!! Meu snes pega denovo! Oba! Vou voltar a jogar mega man x2!

    ResponderExcluir
  29. O meu está nessa situação de não ligar mais.. vou comprar o fusível encapsulado e trocar.
    Esse blog me deu uma luz! Obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Mano meu nome e rubens . melhor pra indendificar ...
    tipo o Meu liga e tals mas a tela fika preta e fika meio q 1 risco branco na frente .
    consegui outro aparelho e da o mesmo problema . sera que é o fio q conecta na tv e no aparelho ? sla mano ajuda ae :) vou olhar o site todos os dias aki pra ver a resposta . Vlw

    ResponderExcluir
  31. Quer dizer então que quando a luz vermelha para de ligar é problema com o fusível?

    ResponderExcluir
  32. Cara, parabéns pelas informações! Ei, vê se você entende essa: eu estava jogando no meu SNES fat, tudo normal, até que, do nada, o jogo começou a apresentar erros gráficos, tipo a tela toda quadriculada igual a xadrez, como se fosse de cartucho mal encaixado. Depois eu testei com outras fitas e deram o mesmo problema! Tentei limpeza externa dos contatos do cartucho do console e das próprias fitas e nada. O que posso fazer para recuperar o SNES? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho um com o mesmo problema citado pelo mmnestudante, se alguem souber o que resolve o problema \o

      Excluir
  33. amigo me ajuda ? meu snes tava sem uso, ai fui ligar hoje com uns cabos novos av e a minha tv reconheceu e tal, liguei ele e acendeu a led vermelha mas não deu nenhum sinal de vida, a tela ficou preta e nada mais, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  34. oLÁ boa tarde tenho um Snes que passou apresentar alguns problemas, alguns jogos ele não roda mesmo sendo original e outros ele apresentam algumas panes, No Super Mario World aquelas roldanas não giram ,no mortal kombat os personagens ficam listrados e na tela de escolha dos personagens no Mk3 fica toda em branco porem outros jogos rodam normalmente como Aladim e Power Rangers.o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano é comum que alguns componentes oxidem, existem limpa contatos que dao um jeito nisso...abra algum dos cartuchos com erro e veja se esta tipo enferrujado, caso esteja ñ deixe de passar um limpa contatos que deve resolver... abraço

      Excluir
  35. Amigo, boa noite. Tenho um SNES baby, que está com um pequeno defeito. Ele não produz som nenhum. Já testei cartuchos, fonte e cabos. Tentei até com outra TV, mas o problema continua. O que me aconselha? É fácil de consertar? Eu posso fazer isto em casa mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA
      1 PODE SER SOLDA FRIA - ONDE BOTA O RF
      2 PODE TA QUEIMADO SEU RF OU A ENTADADA DELE
      3 - DA PRA FAZER TUDO ISSO EM CASA -

      4 MATERIAIS - ACOOL ISOPR.. FERRO DE SOLDA - SOLDA - (( MULTIMETRO )))

      Excluir
  36. cara você vai ter que subistituir ( ci ) de som , não e muito facil melhor procurar um técnico mesmo..

    ResponderExcluir
  37. Soldei um fio direto e foi de boa. Depois faço com fusivel mesmo. agora tenho o problema com outro console que liga mais nao aparece video =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho o mesmo problema, eu suponho que seja por causa da fonte. O video game mostra que é 10v, e a minha fonte é 9.3v, eu não sei se é isso, mas é o que parece mais me parece plausível.

      Se alguém ai puder ajudar.

      Excluir
    2. Brother, sua fonte realmente deve ser compativel...caso nao seja pode causa oscilações na imagem, ñao ligar ou desligar frequentemente...Caso a tensao da fonte seja bem maior corre o risco de queimar.

      Excluir
  38. ai mano meu snes fico preto e branco o que eu posso faser
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, com relaçao a imagem o erro pode estar no cabo que liga o game à TV ou no maledeto do cristal interno...pela facilidade recomendo a troca dos cabos primeiro... abraço

      Excluir
  39. ola amigo o meu snes liga o led vermelho coloquei 8 fitas originais e paralelas e a tela fica preta o que será me dá uma força !! obrigado.

    ResponderExcluir
  40. ola amigo o meu snes liga o led vermelho coloquei 8 fitas originais e paralelas e a tela fica preta o que será me dá uma força !! obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo tutorial. Eu tenho um SNES baby, e ás vezes ele liga e o som pega normal, ás vezes o som nem pega, sendo que ele demora um pouco a iniciar os jogos parando bem na tela principal do jogo. Se vc puder matar a minha curiosidade, eu agradeço

    ResponderExcluir
  42. No meu SNES o cristal oscilador tinha soltado a solta e ele não ligava mais. Antes funcionava ok. Aí eu soldei ele de volta e ele voltou a ligar, mas dá tela preta. Eu ligo no AV da TV e só se ouve um som. Será que tenho que trocar o fusível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, se ele está ligando pode descartar o fusível... o fato dele dar som, mas nao dar imagem leva a entender que o problema é nos contatos dos cabos ou no cristal...esse cristal deve ser ressoldado por alguem com experiencia, mas pela facilidade recomendo limpar os contatos com isopropilico ou subztituir o cabo de conexao com a TV. Abç

      Excluir
  43. Boa noit tenho um enes desse quadrado ele liga tudo certinho so q estragou a quela pesinha vermelha com um parafuso em cima trimpot onde compro ela alguem sabe o nome certinho

    ResponderExcluir
  44. ola amigo, tenho um snes aqui do modelo grande, ele liga normal, mais nao pega nenhuma fita, a tela fica preta e sem audio, poderia me ajudar? desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  45. bom dia, estou com um problema aqui amigão...tenho um snes baby placa ano 97 modelo canadense...ele não pega cor...ja troquei os cabos...a fonte....dei uma olhada na placa e fiz alguns reparos...funciona normal menos a cor o que pode ser???

    ResponderExcluir
  46. Galera, alguns fusíveua nao ficam evidentes se estao ou nao queimados, uma maneira simples de saber (Cado vc ñ tenha um multímetro) é pegar um fio com as pontas descascadas e ligar em cada um dos lados em que o fusível esta preso,apenas tome cuidado para que as pontas nao sai tocando em outros componentes...feche o NES e veja se funcionou...se tiver funcionado desl8gue e faça a troca do fusísel pois o.problema está nele... caso ñ funcione e necessario buscar outros erros.
    Abraço

    ResponderExcluir
  47. Eu tenho um super nintendo baby e do nada parou de funcionar, mais abrindo ele não consegui identificar o fusível. O do baby fica aonde na placa??? Ou tento trocar o oscilador??? Por favor me ajudem....

    ResponderExcluir
  48. Cara, peguei um snes aqui ele ta a imagem mto ruim e nao da som. Usei um cabo av do ps2 q eu tinha. Sera o cabo, ou ta c biziu msm?

    ResponderExcluir
  49. galera boa noite a todos !! bem.. meu nintendo serie 001 liga e apos alguns segundos ele desliga sozinho oque pode ser ????

    ResponderExcluir
  50. galera boa noite a todos !! bem.. meu nintendo serie 001 liga e apos alguns segundos ele desliga sozinho oque pode ser ????

    ResponderExcluir
  51. Boa noite. Meu super Nintendo liga normal, mas os controles não respondem. Achei que o problema era o controle e comprei 2 novos mas fui testar e nada.. nem sinal. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  52. Uma.ajuda galera, meu super famicom parou do nada.....ele não liga mais....mais quando ligo e desligo ele da uma leve postada na luz vermelha...obrigado

    ResponderExcluir

COMENTA AÍ SÔ...