Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 17 - 1988


Olá meus queridos amigos do Blog Corporação Capsula. Aqui é seu presidente Alan Skywalker com mais uma parte da nossa aventura pelas linhas da história dos vídeo games. Esse ano de 1988 é marcado pelo surgimento de um mito, um guerreiro poderoso que travou uma das guerras mais bacanas que a Terra já tenha o prazer de testemunhar.
Também um certo Bigodudo aparece mais de uma vez em lançamentos, sendo um deles, na minha opinião, o melhor Jogos que incluem o encanador. Também neste anos, mais precisamente entre julho e agosto, nasce a revista Nintendo Power de publicação própria da NINTENDO e que resiste até os dias atuais.

Vendo que perdera a guerra no front dos 8 bits, a Sega lança o fodástico Mega Drive no dia 29 de outubro, abrindo assim sua era 16 bits.


O poderoso Mega Drive!!!
O Grande Guerreiro Genesis ou simplesmente MegaDrive

Diferente do Master System, o novo console faria um sucesso estrondoso nos quatro cantos do planeta. Tendo o processador Motorola MC68000 de 16-bits, com clock de 7,6 MHz, o Mega Drive seria capaz de possuir games muitos similares aos dos fliperamas da época, fazendo com que o console fosse visto como a opção mais barata de ter um “arcade” em sua casa. Logo o famoso Famicom/NES seria visto como algo ultrapassado, obrigando a Nintendo a começar a desenvolver também um console de 16 Bits.
Um dado curioso é que o Mega Drive já vendeu mais de 29 milhões de consoles em todo o mundo, e continua sendo produzido até hoje no Brasil, pela Tec Toy, mesmo que em versões mais sem vergonhas, econômicas. 
Altered Beast no Mega Drive
O ótimo Altered Beast

SEGA mostra que veio com sede de sangue em 1988: para os fliperamas lança o título Altered Beast, game em que o jogador pode controlar um guerreiro capaz de se transformar em várias criaturas interessantes. Para o Master System lança títulos de qualidade como KenseidenDouble DragonR-TypeSummer Games,ShinobiSpace Harrier 3-DVigilante e Wonder Boy in Monster Land; e para o Mega Drive saem três games: Space Harrier IISuper Thunder Blade, e uma versão de Altered Beast, que serviu para mostrar todo o poder gráfico e sonoro do novo console.
Data East lança para os fliperamas o beat ‘em up Dragon Ninja, que em território americano receberia o título de Bad Dudes Vs. Dragon Ninja; e o scrolling shooter Cobra Command.
Sunsoft lança para o Famicom/NES o game Blaster Master, do gênero ação/plataforma, que chamou atenção na época por trazer dois modos de jogo: um onde o jogador controla um Tank, e outro onde controla o protagonista Jason.
Mega Man 2
Mega Man II
Capcom faz grandes games em 1988: para os arcades lança Ghouls ‘n Ghosts, sequencia de Ghosts ‘n Goblins, e Forgotten Worlds, um game do gênero “horizontal scrolling shooter”; e para oFamicom/NES lança o game Bionic Commando, que chamou atenção por sua jogabilidade inusitada onde o personagem usa uma espécie de “gancho” para se locomover entre as plataformas e por o mesmo não poder pular; e Rockman 2: Dr. Wily no Nazo, que no ano seguinte seria lançado para oNES simplesmente como Mega Man 2, título que seria um estrondoso sucesso de vendas, com mais de um milhão e meio de cópias distribuídas.
Technos lança para os fliperamas o game Double Dragon II: The Revenge, sequência de seu aclamado beat ‘em up.
Konami lança bons títulos: para os arcades saem os games Gradius II, sequência de seu famoso scrolling shooter; Hot Chase, game de corrida com “pegas” entre os carros; Super Contra, sequência do aclamado Contra; e Haunted Castle, game que integra a franquia Castlevania. Já para o NES o destaque fica por conta do game Castlevania II: Simon’s Quest; para o Famicom é lançado o curioso Konami Wai Wai World; e o MSX recebe de maneira exclusiva o título Nemesis 3: The Eve of Destruction.
Castlevania II
O fodastico Castlevania II
Enix lança o RPG Dragon Quest III para oFamicom. O game trouxe uma inovador modo de classes, onde o jogador podia customizar seus personagens de uma maneira até então inédita na franquia.
E a Square também dá sequência ao seu famoso RPG com o título Final Fantasy II lançado para o Famicom. O game acabou ficando como exclusivo para o público japonês durante anos, e trouxe um modo de jogo que abolia o tradicional sistema de pontos de experiência.
- A SNK lança para os fliperamas o beat ‘em up P.O.W.: Prisoners of War.
- A Namco lança vários títulos interessantes para os fliperamas: World StadiumAssault,Assault PlusBerabow ManMarchen MazeOrdyneMetal HawkWorld CourtSplatterhouse(que foi o primeiro game a ter uma classificação adulta), Mirai NinjaFace Off e Phelios.
Super Mario Bros. 3
Super Mario Bros. 3
Nintendo ainda aposta suas fichas no universo dos consoles de 8 Bits: ela pega o game Doki Doki Panic do Famicom Disk System, faz algumas alterações e o lança nos Estados Unidos sob o título de Super Mario Bros. 2; enquanto que o público japonês fica com os olhos arregalados diante do sensacional Super Mario Bros. 3, que na época ainda era exclusivo do Famicom, e só teria seu lançamento em território americano dois anos depois.
- A Rare lança para o NES o game de corrida R.C. Pro-Am, que utiliza uma visão isométrica. O game serviu de influência para vários títulos posteriores.

Atari lança para diversas plataformas o game Star Wars: Return of the Jedi, baseado no filme de mesmo nome.
Ninja Gaiden
Ninja Gaiden
Tecmo lança para o Famicom o game Ninja Ryukenden, que em seu lançamento no mercado americano ficaria conhecido como Ninja Gaiden. De maneira curiosa praticamente na mesma época foi lançado pela Tecmo um arcade sob o nome de Ninja Gaiden, que teve seu lançamento primeiramente em solo americano, e somente um ano depois no Japão e Europa.
Origin Systems lança para várias plataformas o RPG Ultima V: Warriors of Destiny. Este foi o primeiro game na série a trazer um sistema de passagem de tempo, com períodos visivelmente divididos entre o dia e noite.
Tengen lança para o NES o game Tetris: The Soviet Mind Game.
Próxima parada: 1989


5 comentários:

  1. opa Alan, cade as novas potagens??

    sou fan do teu blog brother

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa Gustavão, valeu pelo carinho amigo... o blog andou um pouquinho paradão mesmo devido ao meu trabalho que apertou o nó... mas essa semana mesmo já deve voltar a normalidade... abraço meu brother

      Excluir
  2. Alguem sabe o nome de um joguinho da epoca, do Altered Beast, no estilo Shooter, parecido com R-Type, porem não era uma nave, e sim uma pessoa e algum tipo de traje espacial, onde os tiros tambem mudavam, conforme voce coletava umas paradas no espaço???? CoMPLiQUei? rs

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe o nome de um joguinho da epoca, do Altered Beast, no estilo Shooter, parecido com R-Type, porem não era uma nave, e sim uma pessoa e algum tipo de traje espacial, onde os tiros tambem mudavam, conforme voce coletava umas paradas no espaço???? CoMPLiQUei? rs

    ResponderExcluir
  4. Fala Sandrão... cara, possivelmente o jogo que vc está se referindo é um chamado MACROSS... mas fica complicado pq são muitos nesses estilo que vc falou.

    ResponderExcluir

COMENTA AÍ SÔ...