Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

OFICINA: DINGOO NÃO QUER CARREGAR BATERIA. E AGORA??

Olá meus queridos. Este final de semana tive uma pequena e prazerosa batalha com meu pequeno notável Dingoo A320 da Dynacon. Para quem não sabe, o Dingoo é um mini console capaz de emular vários retro consoles como snes, nes, mega drive entre outros.

Dingoo A320 Dynacon
De um certo tempo para cá, meu dingoo começou a apresentar uma dificuldade extrema em recarregar sua bateria. Era só colocar o carregador na tomada e logo o dingoo dava sinal de que a bateria estava carregada. o problema é que essa mensagem era a mais pura e maldita mentira. Comecei a imaginar o que poderia causar essa pane no sistema do pretinho e como bom pesquisador, fui atras de informações. Verifiquei várias teorias e a que mais me chamou atenção foi a de que o firmware do dingoo estava corrompido e apenas uma nova instalação ou atualização do firmware poderia, eu disse poderia concertar o defeito, pois os resultados não eram 100% garantidos. Como diz seu Omar do "Todo Mundo Odeia o Cris": TRÁGICO... TRÁGICO.

Como a atualização do firmware não me dava garantias, resolvi aloprar de vez e tentar resioover permanentemente o problema. Fui então para a mesa branca de despachos do Corporação Capsula começar os trabalhos no Dingoo, mortalmente sem energias nem para um piado sequer.
Meu dingoo é da cor preta, mais aqui vai aparecer o esquema de um branquinho pois estava sem máquina na hora que estava fazendo a "cirurgia".
Entranhas do dingoo.
Não tem diferença alguma. Branco, preto, azul, roxo, amarelo cor de gema, vermelho cor de sangue. Tudo igual por dentro. Quando abri o meu, não detectei nada no hardware que pudesse me dar alguma pista. Continuei procurando e sabem o que eu achei? NADA.
Parece que o problema era no software mesmo, mais eu não ia mexer no software. Fora o problema de não querer carregar, o aparelho estava funcionando muito bem. Não justificava correr o risco de perder o aparelho por isso. 
Nessa hora, como uma espada amolada nas pedras a beira dos cinco picos de Rozan cortando uma melancia, uma ideia rachou meu cranio e acendeu igual a luz de natal.
 E SE EU FIZESSE UMA LIGAÇÃO DIRETA NA BATERIA DO DINGOO??
Sim, por que não? poderia funcionar e não perdi tempo.Assim eu poderia recarregar a bateria sem a interferência do sistema do dingoo.
Se você está com o mesmo problema, tudo que vai precisar é de um cabo USB como esse abaixo.
Cabo USB.
Reparem do jeito que deixei o cabo. Dentro vamos encontrar 4 pernas de fios de cores diferentes, mais vamos usar apenas o vermelho ( que é o polo positivo) e o preto (que é o polo negativo). Nós vamos juntar os vermelho e preto do cabo USB com o vermelho e o preto da bateria. Mais ou menos assim:

 Aí nós vamos ter duas formas de fazer isso: a primeira é descascar uma parte dos cabos da bateria e amarrar os fios do cabo USB neles, passando fita isolante apos a amarração. Outra forma é soldar os fio do cabo USB na placado dingoo.
Eu pessoalmente preferi descascar os cabos da bateria para não correr o risco de algum acidente destruir algum componente da placa mãe do dingoo com o ferro de solda.
O tamanho do cabo é escolha do cliente, o meu ficou assim depois de pronto.

E o mais importante. Reparem na bateria. Carregadinha da silva. o visual ficou um pouquinho comprometido, mais acho que vale a pena para não deixar o dingoo morrer. Aí é só conectar essa ponta USB no carregador do dingoo e pronto.
Mas lembrem-se, enquanto estiver carregando, não vai aparecer o progresso na tela, mais vai estar carregando do mesmo jeito.

E assim meu dingoo voltou a carregar a bateria.

Espero que isso possa ajudar.

Grande abraço meus queridos.

Alan Skywalker
Blog Corporação Capsula
Dono, proprietário, editor e ditador.

20 comentários:

  1. mw desculpe a palvara neu caro alan mas vc foi tolo ao fazer isso pois o único problema que seu dingoo tem é a bateria que não presta, toda bateria quando não presta num instante carrega e num instante descarrega, era só substituir a bateria por uma boa bateria de celular de 1500mah ou por uma bateria de psp que custa mais a descarregar (se é que ela cabe dentro) vc usando a bateria em ligação direta ela vai estufar e sem contar que o dingoo está recebendo os 3v da bateria mais os 5v do carregador ou seja 8v que é energia demais para ele ao carregare e jogar ao mesmo tempo o dingoo pode pifar de vez digo isso porque sei e pra fazer essa ligação vc podia apenas ter ligado um fio no pino da bateria a a ponta dele na saida do carregador que iria ficar com a mesma ligação direta e sem muitas gambiarras e sem esse fio dipindurado no dingoo ficaria normal só que com ligação direta ok. mas é errando que se aprende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Turbo, blz? Cara, eu imaginei fazer essa ligação pela entrada padrão, o problema é que na hora de fazer, percebi que minha solda havia acabado. Então recorri a amarração direta nos cabos da bateria... outra coisa: a bateria está perfeita... ela não descarrega rápido... o problema é o sistema do aparelho que se recusava a carregar a bateria... a bateria em sí está perfeita. Agora, assim que eu comprar um rolinho novo de solda, farei a adaptação na própria entrada do aparelho. Quanto a voltagem recebida pelo aparelho, fiz um teste de multímetro com ele carregando e não percebi alteração, mas obrigado pelo toque.

      Abração.

      Excluir
  2. véi, monta uma barraquinha dizendo: concerta-se todo tipo de videogame, tu vai ganhar muito, eu até pagaria pra tu concertar meu play 2, ele deu um problema e n pega, e n posso mecher nele, zelo tanto por ele que não teria coragem de abrir ele pra tentar mecher

    ResponderExcluir
  3. uahuahuahauh.. uma banquinha até que não é uma má ideia não Pika-Ash... quanto ao seu ps2 que não pega, pode ser o flat do leitor ou no pior dos casos o próprio leitor optico. Porém, pode ser apenas sujeira também, que é fácil de resolver.

    manda dar uma olhada...

    abraço amigão

    ResponderExcluir
  4. Estou com um problema no dingoo que ele trava depois da primeira tela, tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Orion, blz? Amigão, esse problema que vc mencionou aparentemente é no firmware do seu dingoo. Tente reinstalar o firmware e teste novamente. Existem alguns sites que fornecem o firm e passam o tutorial de como fazer.

      Espero ter podido ajudar.

      Excluir
  5. Veeeei.... eu tenho uma "réiva" dessas baterias de fiozinho soldadas na placa... dificilmente encontra uma para substituir ¬¬....
    Eu tava pensando em comprar um bixo desses ai e acabei me deparando com um K-802 que tem pra vender no Deal Xtreme. ele usa uma bateria como se fosse um celular. Será que presta? Oo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Rogerio, blz? brother, o k 802 não parece ser ruim não, mais ainda prefiro o dingoo....

      Excluir
    2. Acabei morrendo num tablet msm kkkkk
      Mais pra frente compro um desses games portáteis pro meu mlk, assim q ele completar mais um pouco de idade.

      Excluir
  6. amigo tenho um problema no meu dingoo , logo que comprei ,ele comessou a travar quando eu jogava depois foi piorando , agora nao conssigo mais jogar ja tentei muitas pessoas a dar uma olhada mais todo mundo fala que é atualizaçao ninguen consseguil conssertar meu dingo . uma pena gostaria de mardar pra a autorizada mais nao sei aquem blz .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo sem nome, rsrs! Velhinho, pelo que você está descrevendo, a versão do operacional de seu dingoo está corrompida. porém, a notícia boa é que vc pode baixar o software e instalar normalmente. No site http://dingoobr.wordpress.com/ você consegue não só a atualização quanto o tutorial de como fazer a instalação. Quanto a manutenção, se for dingoo da dynacom, pode esquecer. Como você deve saber, a dynacom entrou em concordata. Procure uma loja especializada em consoles portáteis.

      abraço.

      Excluir
  7. camarada fiz no meu tablet, um diodo havia queimado não deixando a bateria carregar, fiz isso e ta bombando de novo. valeu pela dica....

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADO AMIGO.. vc salvou a minha vida.. quer dizer.. a minha não.. a do meu dingo. VALEU Mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. parabéns. o pessoal fica criticando mas o importante é colocar a mão na massa e fazer o bicho funcionar. melhor com um fio pendurado que esquecido dentro de uma gaveta.

    ResponderExcluir
  10. Amigo, acabei de herdar um Dingoo A320. Mas estou apanhando para colocar as coisas funcionando. Já fiz algumas coisas nele, mas queria saber se conhece alguém que possa mandar o aparelho + o cartão de memória que ele coloca tudo funcionando e muitos e muitos jogos. Conhece alguém? Preferencialmente que não cobre muito caro... Abs meu email é motta.frederico@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. DESCOLEI UM AK
    MAIS NÃO SAI DO LOGO DYNACOM? AGUEM PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir

COMENTA AÍ SÔ...