Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OFICINA: DESTRAVANDO UM NINTENDINHO


O Nintendinho (NES) é sem dúvidas um dos melhores consoles em termo de hardware de todos os tempos e foi o primeiro a contar com um modelo de trava antipirataria. É um sistema bem simples, na verdade o mais simples que pode existir e que existirá nos incontáveis séculos que ainda virão.
O responsável por esse travamento é um chip chamado 10NES, que está instalado na placa mãe e faz o papel de autenticação. Os cartuchos originais também são equipados com um desses chips e ela é o responsável pela comunicação com o que está instalado na placa mãe. Mais ou menos assim:- Aí ô da placa-mãe, libera que ta limpo! Sem esse chip, o cartucho fica sendo resetado sem parar, impedindo que o mesmo seja utilizado. Esse mesmo chip também ficou conhecido por ter “torrado” vários cartuchos pelo mundo a fora.

Esse aqui é o bendito que os piratas, genéricos e alternativos não possuem. :D

Graças aos deuses dos Games esse sistema pode ser facilmente burlado. Pegue seu Nintendinho e desmonte-o por completo. Sim, tem quer ser por completo pois a placa mãe precisa estar livre para ser manipulada.Quando estiver com a placa mãe em mãos, localize o único chip que tem a marca Nintendo nele. Esse é o cara. Olhem o destaque na foto abaixo.

Na verdade, esse chip da foto já foi modificado. Notem que o pino 4, da esquerda para a direita está levantado. O destravamento nada mais é do que isolar esse pino. Isso pode ser feito com um alicate de unha desses da vida, da sua mãe, namorada, sogra, amante, irmã ou qualquer bicho do sexo feminino que possua um desses, ou simplesmente comprar um, assim com eu fiz, para essas eventualidades. Ele também serve pra tirar aquela unha encravada depois do bate bola do final de semana, rsrsrs.
Esse aqui é o esquemático de como localizar o pino 4 do chip.
Bom, espero ter ajudado meus amigos. Vou ver se consigo mais material desse tipo para disponibilizar aqui no blog.
Até mias meu povo e que a força esteja com vocês.

fonte: gigaoldgames.com

4 comentários:

  1. Respostas
    1. o sistema é praticamente o mesmo amigão... vou fazer um post mais a frente sobre como destravar o snes

      Excluir
  2. Olá, gostei da informação.... vc teria por favor a informação de como destravar o super nintendo cuja placa é a 203m1b, porque nao estou achando, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão,procure o chip de nomenclatura U8 e partindo do pino 1, confira até o 4 e isole ele. Use um alicate de unha para esta operação. Geralmente o U8 fica próximo ao botão reset, exatamente por esta razão que os jogos paralelos não rodam se esse pino não for isolado. Se você ver direitinho, verá que o pino 4 está ligado ao reset.

      abraço e espero que eu tenha ajudado e desculpe pela demora na resposta.

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...