Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OFICINA: BOTÃO RESET DO MEGA DRIVE III NÃO FUNCIONA? TEMOS A SOLUÇÃO

Senhoras e senhores, boa noite. Eu, Alan Skywalker, tive uma pequena missão hoje a noite e agora posto o resultado. O  Mega Drive recém adquirido pelo Corporação veio com um probleminha no botão reset (até onde eu sáiba muito comum neste console) e hoje tirei a noite para tentar solucionar o problema. O fato é que o contato que está soldado a placa de fonte do Mega já estava desgastado e o único jeito de fazer esse console resetar novamente seria substituir o contato. Não sei vocês, mas embora eu tenha uma pequena oficina em casa para esses trampos, um contato desses não se acha por aí dando sopa.

Então recorri ao bom e velho ATP (arranjo técnico provisório) e resolvi adaptar uma placa de botões r1 e r2 ou L1 e L2 de um controle de PS2 genérico que eu tenho aqui como sucata e fixar no lugar do botão reset danificado. Primeiro retirei o contato mortalmente danificado e depois soldei duas pernas de fio de boa qualidade (neste caso, fios de leds usados em gabinetes de computado) como mostram as imagens abaixo.

Placa dos botões R1 R2 ou L1 L2 de controles PS2. Não é a mesma que instalei no mega, maé é do mesmo modelo.
 Essa ideia eu tive quando vi 3 controles que eu tinha aqui como sucata. Lembrei desta placa na hora, pois ela se encaixa perfeitamente para o padrão que eu queria. Vocês vão perceber que as plaquinhas são diferentes da primeira para a segunda foto. Eu percebi que essa primeira seria bem complicado soldar os cabos sem unir soldas. Então mudei para esse outro modelo.


Para fixar a plaquinha na placa de fonte do mega, usei cola a quente, daquelas pistolinhas mesmo. ficou com uma boa aparência e bem firme. O local onde eu colei a plaquinha era exatamente o local onde ficava o antigo contato. Esse contato é bem simples de ser retirado. Basta retirar as soldas dos 4 pontos de fixação dele e pronto.


Aqui é o resultado do ajuste propriamente dito. Notem que na placa existem dois contatos e três pontos de solda. O ponto do meio é padrão, ou seja, recebe uma perna de fio. A outra perna você pode escolher o contato que vai usar. A outra ponta dos fios é o seguinte: Reparem no cabo flat que liga a placa de fonte a placa mãe. Acharam? Ótimo. Vocês irão soldar as duas pernas de fio nos dois primeiros pontos de solda do flat, de fora para dentro e por baixo da placa, onde a solda esta exposta. Existem outros pontos que podem ser usados para essa solda, mais esses aqui eu achei os mais fáceis.
Por ultimo, para fazer o contato, usem uma borrachinha padrão dessas que encontramos em controles e fixe ela no botão reset do console. Vocês vão reparar que ela vai encaixar perfeitamente e caso não encaixe, use um pouco de super cola, Super Bonder ou algo similar.
E mais um Mega Drive volta a resetar neste mundo. Simples e fácil.

Até a próxima meus amigos e que a força esteja com vocês.
Ah, ia esquecendo. Se você fez alguma gambi, tem sugestões ou simplesmente quer encher o saco, entre em contato pelo blogcapcorp@hotmail.com ou deixe seu recado aí no capsula mail.

Valeu amigos.

16 comentários:

  1. Fala sério cara reconheci essa mega drive era meu manow kkkkk rindo d+ aki foi eu que acidentalmente danifiquei esse reset em que bairro da grande são luis esse raridade foi parar =/ nao acredito que estou vendo ele novamente omg e muita emoçao em saber q ele ainda funciona.

    ResponderExcluir
  2. uhauahuahuah
    ora vejam só.... cara, seu mega veio parar no bairro Nova república em são luis maranhão... e funciona muito bem...uhauhauh.... esta sendo muito bem tratado pela equipe do corporação, neste caso, eu mesmo..uhauhauhauhuha

    ResponderExcluir
  3. xD
    Vc sabe o preço medio de um snes aki na capital? to afim de comprar um so que aki no meu bairro povo quer 150 reais em 1 Oo salgado kkkk se vc achar um mais barato me avisa pelo e mail nilvan91@hotmail.com to afim de montar uma pequena coleção so snes ja tenho 4 cartuchos mais nao tenho console kkkkk vlw. novo seguidor do blog são luis no mundo retror gamer \o/

    ResponderExcluir
  4. hauhauahuahua... obrigado Nilvan... Meu velho, o preço aqui em SL é esse mesmo, entre 120 e 150 dilmas. Mas vou verificar. Uma boa opção é o mercado livre. comprei o meu por lá. abraço

    ResponderExcluir
  5. e como arruma o resto do mega drive?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Erick, aí vai depender. Cada caso é um caso. Qual o problema você quer saber? Abraço.

      Excluir
  6. Tenho um Phantom System precisando de um botão power novo e um Dynavision 4 precisando de um reset novo também. Dá pra fazer esse esquema neles?

    Abraço!

    DirleyVR do Nesarchive

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. teoricamente poderiamos usar esse esquema sim. Apenas teriamos que mapear os locar corretos de solda.

      Excluir
  7. Vou abrir então tanto o Phantom quanto o Dyna pra dar uma olhada nesse feriado. Qualquer coisa eu coloco os links das fotos na próxima postagem! Vai ser muito bom se funcionar!

    Outra coisa, você não tem o tutorial de instalação AV e led para Master System 3?


    DirleyVR do Nesarchive

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo, fico no aguardo. Quanto ao esquema do av para MS eu ainda estou trabalhando em um mas logo logo vou ter novidades. Talvez neste feriado mesmo. abraço e me deixa informado.

      Excluir
  8. Fiz igualzinho e funcionou tudo, obrigado salvei meu Mega.

    ResponderExcluir
  9. Alguém já passou por esse problema , oeu botão de ligar do megadrive 3 não liga direito tenho que colocar um papel ou uma tampa de caneta para segura o botão, pq se eu aperta normalmente ele não fica ligado aí tenho que dar esse jeitinho. Alguem passou pelo msm problema é conseguiu resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jonatas, o mais correto seria a troca do botao...o gatilho deve estar danificado.

      Excluir
  10. Olá colega a onde eu posso achar esta borrachinha e que o meu reset do mega drive não tenho mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em controles antigos, como o do snes, do play e outros. o importante é essa plaquinha de contato que vc acha nos controles de playstation.
      Espero ter ajudado amigo.
      Grande abraço

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...