Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 14 - 1985




Nossa senhora, já estamos em 1985. Como o tempo passa rápido. Meus queridos, depois de uma espera prolongada e por razões de pura preguiça força maior, aqui estamos com mais uma parte da nossa série sobre a história dos vídeo games.
E novas companhias entram no mercado de games: Titus Interactive, Code Masters, Westwood Studios, Inc., Square Co., Ltd. e Bethesda Softworks Inc. Enquanto isso a companhia RDI Systems deixa de existir.
Tela do primeiro estágio de Super Mario Bros.
Tela do Super Mario Bros


A Nintendo lançou em 13 de Setembro de 1985 (gravem essa data pois é questão de prova) para o Famicom o jogo Super Mario Bros, que antes mesmo daquele ano acabar se tornaria o game mais bem sucedido do período, com mais de 10 milhões, eu disse 10 milhões de cópias vendidas. Até o ano de 2008, Super Mario Bros seria o game mais vendido da história, somando um total de 40 milhões, 40 MILHÕES de cópias vendidas. É um puta vendagem, não concordam? O game dos irmãos Mario só viria a perder este “posto” em 2009, graças as absurdas vendagens do Wii e de seu game Wii Sports. Graças ao sucesso estrondoso do game, Shigeru Miyamoto se tornou um dos produtores/diretores mais respeitados do mundo dos games.

- O Famicom receberia muitos títulos interessantes no ano de 1985, tais como: 1942, Antarctic Adventure, Balloon Fight, Battle City, Bomberman, BurgerTime, Championship Lode Runner, Challenger, Choujikuu Yousai Macross, City Connection, Dig Dug, Door Door, Dough Boy, Druaga no Tou, Elevator Action, Exed Exes, Exerion, Field Combat, Flappy, Formation Z, Front Line, Galaga, Geimos, Hyper Olympic, Hyper Sports, Ice Climber, Ikki, Karateka, Lot Lot, Lunar Ball, Mach Rider, Ninja Jajamaru Kun, Ninja Kun, Pac-Land, Penguin-Kun Wars,Pooyan, Road Fighter, Robot Block, Sky Destroyer, Soccer, Space Invaders, Spartan X, Spelunker, Star Force, Star Luster, Super Arabian, Thexder, Volguard II, Warpman, Wrecking Crew, Yie Ar Kung Fu e Zippy Race.
É muita coisa boa sendo lançada ao mesmo tempo. Isso provava que o Famicom vinha para ser o console salvador do mundo dos games.

Ghosts'n Goblins.
Ghosts 'n Goblins da CAPCOM
- A Capcom lança para os fliperamas o game Ghosts ‘n Goblins, criado por Tokuro Fujiwara, que se tornaria um dos jogos de fliperamas mais populares do ano. Graças ao sucesso, a Capcom acabaria fazendo sequências para o game, criando assim uma de suas mais cultuadas franquias. Outro lançamento digno de nota da empresa foi o game Section Z, do gênero shoot-’em-up.
- A Kogado Studio lança o RPG Cosmic Soldier para o MSX, game que posteriormente seria portado para o computador PC-8801.
Fantasy Zone da SEGA.



Fantasy Zone da SEGA.
Fantasy Zone da SEGA
A SEGA lança para os fliperamas os games Fantasy Zone, um scrolling shooter que introduziu a simpática navinha chamada Opa-Opa; Sega Ninja (conhecido no Japão como Ninja Princess), um dos primeiros games a ter um personagem feminino como protagonista; My Hero, (Seishun Scandal no Japão) um beat ‘em up que tinha mais defeitos do que qualidades; Space Harrier, um game do gênero “Rail shooter”; e Hang-On, game de corrida onde o jogador pilota uma possante moto.

A Interplay Productions lança o game The Bard’s Tale (Tales of the Unknown: Volume I), um RPG que faria bastante sucesso e ganharia algumas sequencias nos anos que se seguiram. O jogo foi lançado para múltiplos sistemas.

A MicroProse lança o game F-15 Strike Eagle, um jogo do gênero “combat flight simulator”, para várias plataformas. F-15 Strike Eagle ganhou o título de “melhor game de ação do ano” segundo uma votação da revista Computer Gaming World’s, e vendeu também mais de 1 milhão e meio de cópias.

Gradius da Konami.
Graudius da Konami
A Konami lança para os fliperamas o shooter Gradius, também conhecido como Nemesis. Gradius fez um enorme sucesso e acabou gerando uma franquia, com títulos lançados para os mais variados sistemas e consoles. Ainda em 1985, a empresa lança, também para os fliperamas, os games Rush’n Attack, que em seu lançamento no Japão e na Europa ficou conhecido sob o título de Green Beret; e Road Fighter, que foi o primeiro game de corrida da empresa.
A Taito lança para os fliperamas o game The Legend of Kage, que coloca o jogador no papel de um ninja que deve salvar uma princesa que foi raptada pelo inimigo.

- Alexey Pajitnov cria o game Tetris na antiga USSR. O game seria inicialmente lançado para os PCs da época, e posteriormente teria versões no mais variados sistemas e consoles, sendo o jogo que mais teve versões da história dos games.

Gauntlet
Gauntled da Atari
A Atari Games lança o título Gauntlet para os fliperamas. O game fez grande sucesso e é considerado como um dos primeiros jogos do gênero “dungeon crawl”, sendo que alguns também o consideram como um típico “Hack and slash”. Ainda em 1985 lança também para os fliperamas o game Indiana Jones and The Temple of Doom, baseado no famoso filme de mesmo nome.

A Namco lança paras os fliperamas os games Dig Dug II, Metro-Cross, Baraduke, Motos, Battle City e Sky Kid.


SG-1000 Mark III
SG-1000 Mark III
A SEGA lança o console SG-1000 Mark III no Japão, para competir com o Famicom da Nintendo. O console da SEGA seria posteriormente comercializado em outras regiões, como Estados Unidos e Europa, sob o nome de Master System, tendo também todo seu design refeito. Interessante aqui é ver que tanto a Nintendo quanto a Sega remodelaram seus consoles para o mercado Ocidental, embora eu ache que o SG-1000 é bem mais apresentável que o Famicom.

Telegames lança o console Dina, que na prática não passava de um clone do console ColecoVision.

A Atari lança o PC 520ST e a Commodore lança o PC Amiga.

A Nintendo faz um teste de lançamento do console NES nos Estados Unidos, juntamente com o acessório Robotic Operating Buddy (ROB), que em território japonês ficou conhecido como Famicom Robot. O NES na verdade nada mais é do que um Famicom totalmente redesenhado, apresentando um layout muito mais sério e moderno.
É isso aí meus amigos, chegamos ao final de mais uma parte da nossa longa jornada pelo tempo e espaço na história dos video games. Espero que vocês estejam gostando da série que é sim, feita com muito carinho.
Um grande abraço meus queridos e até 1986.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA AÍ SÔ...