Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

OFICINA: RESTAURANDO UM MEGA DRIVE III

Fonte: www.gigaoldgames.com.br

Material Necessário:
> Ferro de Solda
> Solda (lógico animal)
> 30 cm de fio elétrico fino (uma boa opção é fio de fonte de computador. São bem resistentes)
> Plano de Saúde em caso de acidentes com o ferro de solda.

Meus querido, amados e idolatrados frequentadores do Blog Corporação Capsula. Quem, dentre nós  retro jogadores nunca teve que assoprar um cartucho? Lenda? Eu sei lá, só sei que funcionava e tão bem, que uso esse macete milagroso até hoje. O problema é quando isso começa a não funcionar. Aí vem a pergunta: o que fazer?

1. NÃO ENTRE EM PANICO - Faça uma limpeza no cartucho com algodão e álcool. Teste outro cartucho para ratificar se o problema não é no próprio cartucho.

2. Se mesmo assim o jogo não iniciar, partiremos para uma análise mais profunda. Como exemplo pegaremos um Mega Drive III do nosso amigo Giga, dono do gigaoldgames.com.br.

Quando o nosso amigo Giga ganhou esse MDIII ela estava assim. Tava bem conservado por fora, mais não iniciava jogo algum nem pela moléstia da cachorra doida. Neste caso não tem jeito: vamos ter de operar o MD se quisermos ver esse bicho funcionando.

Essa é uma parte da operação muito cuidadosa, detalhista e você deve fazer com toda a paciência que Deus lhe deu e um pouco mais. O problema pode ser mínimo e se você não estiver ligado, pode acabar passando por cima e condenando antes do tempo o aparelho.


Depois de muito observar, foi descoberto o problema. Observem a imagem abaixo e tentem encontrar o problema em questão:


Observaram que existem 3 trilhas corrompidas na saída do processador e que ligam ao chip da direita? pois é, essas trilhas são o problema. Elas devem ser refeitas para começo de conversa. O que aconteceu para isso acontecer foi o seguinte: todos os equipamentos eletrônicos sofrem com alguns fatores naturais, tais como umidade, salitro, ou mesmo o próprio tempo. Isso faz com haja um desgaste natural dos componentes eletrônicos que compõem as placas. Para reparar essas trilhas. Refaze-las utilizando solda seria temerário, então vamos usar uma métodos mais simples: PONTES.
Lembram que no inicio do post eu disse que precisaríamos de fio elétrico fino? Pois é, vamos usar agora. Reparem na imagem abaixo que nosso amigo Giga utilizou esses fios para refazer a trilha, usando o sistema de ponte.

 

Ok, mais ocorreu um erro aqui meus amigos. Nosso amigão acabou soldando a outra ponta dos cabos na própria trilha, o que pode acabar não gerando contato, coisa que aconteceu aqui. Eu disse PODE. O Giga esqueceu de raspar o esmalte que protege a placa e as trilhas. Por isso não ouve contato do cabo com a trilha de cobre por baixo do esmalte. O jeito aqui é retirar e fazer o fácil. Fazer ligação direta entre o processador e o chip. Assim:



Agora sim. Ponte feita e revisada, vamos para o teste de partida. Se funcionar...



E pronto. Mais um MDIII funcionando no mundo. E assim os pássaros voltam a cantar, os sapos a pular, as vacas a pastar e as raparigas a raparigar...uhauahuahuahauhauh

abraços meus queridos e espero que isso possa ajudar vocês.

Alan Skywalker
Blog Corporação Capsula
Presidente, dono, proprietário e ditador nas horas vagas.

4 comentários:

  1. cara eu estou com um mega 3 que esta com sem a entrada da fonte. tentei ligar a uma fonte direto na placa mas nada do bichinho ligar :/ a placa dele esta aparentemente normal sem trilhas rompidas sem capacitores estufados e sem marcas de queimado. vc tem alguma ideia do que possa ser ? eu testei ele com uma fonte de 9v parecida com a do snes valeu abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala M. Fernandes, tudo bom? Brother, preciso ver onde vc ligou essa fonte e de umas fotos do geral das placas do seu mega... é difícil analisar assim no escuro... já deu uma olhada no flat que separa a placa mae da placa da fonte??
    mande as fotos para blogcapcorp@hotmail.com

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa mandei duas fotos para o e-mail. valeu cara parabéns pelo site!!!!

      Excluir
    2. Fala Fernandes, blz irmão. Meu brother, vou analisar as fotos que vc me enviou. Na verdade estou fazendo isso agora mesmo. Assim que tiver alguma coisa eu retorno. E obrigado. O blog é seu amigão.

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...