Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

REVIEW YIE-AR KUNG FU

Existem alguns jogos que você para e diz o seguinte: - Esse é um clássico. Assim eu considero Yie-Ar Kung Fu. Alem de ser um game muito divertido, é bem simples em sua sistemática e proporciona um bom tempo de diversão.

Yie-Ar Kung Fu é um divertido jogo da Konami multiplataforma, com suas versões mais famosas para o ARCADE, para computadores como o MSX e vídeo-games de 8 bits como o NES (1985). Pode-se considerar uma belíssima homenagem ao ator Bruce Lee.

Em sua versão para ARCADE, o único personagem selecionável é o artista marcial Oolong, que segue sua jornada de honra e glória para se tornar o mais habilidoso entre os mestres de Kung-fu. Por sua jogabilidade, desafios e inovações (para época, é claro), Yie Ar Kung-Fu se tornou um sucesso absoluto dos arcades, e a Konami não perdeu tempo e o adaptou para as versões caseiras, inclusive para o computador mais popular da época, o MSX.

A versão MSX

possui algumas diferenças, a começar pelo personagem principal, que se chama LEE e é muito semelhante ao personagem BLUES do arcade, apresenta também mais alguns personagens e um cenário único. Essa versão foi a escolhida para servir de influência para o console de video game 8 bits da Nintendo.

O sucesso de Yie ar Kung-Fu serviu, sem sombra de dúvida, de inspiração para outras Game Houses. A CAPCOM precisava desta inspiração para criar Street Fighter, cuja inovação foi a inclusão de dois jogadores em modo versus e os golpes especiais e magias, inclusive a partir da segunda versão, o sistema de barra de life do jogo da Konami foi adotado, sendo que em Yie ar Kung-Fu a barra é dividida em pedaços, onde cada golpe retira um, enquanto Street Fighter 2 a barra é diminuída de acordo com o golpe aplicado.

Yie ar Kung-Fu é o primeiro jogo de luta a variar a música, quando a derrota do jogador se aproxima, idéia que foi aproveitada também pela Capcom em Street Fighter 2, com a diferença de que a música acelera o ritmo, não importando se é o player ou jogador que se aproxima da derrota.

STAR E FAN são as primeiras lutadoras oficiais de jogos de luta, mas como possuem sprites pobres, a Chun-Li de SF2 acabou se tornando a mais famosa de todas.

NUNCHA teve sua roupa e arma fortementes inspirados no filme de Bruce Lee, O jogo da morte.

NO arcade, Oolong (significa Dragão Negro) e Blues são irmãos em estilo e nas versões de MSX e NES, o personagem Blues torna-se o protagonista com seu nome alterado para LEE, para homenagear o grande Mestre Bruce Lee, fato fortemente suspeito, visto que o Buchu é o último mestre a ser enfrentado.

Uma segunda continuação de 1986, denominada Yie Ar Kung-Fu 2: The Emperor Yie-Gah, foi lançada para diversos consoles e computadores, exceto o NES. Nessa continuação, o personagem principal é LEE YOUNG, referência ao próprio personagem LEE de Yie ar Kung-Fu, mais jovem. O game inova o fato de possuir sub-fases de bônus com mini-lutadores voadores, que ao serem derrotados possibilitam o destravamento do item Lamen (que deixa LEE YOUNG invencível por tempo limitad).

A expressão Yie Ar é pronunciada (Yee-Err). E significa um-dois em chinês.


Minha Opinião final é a seguinte: acredito que pelo apego que tenho a este jogo, pois foi um dos primeiros que joguei em minha vida, seria difícil não recomendar a todos os retrogamers.Bom, está a dica e que a força esteja com vocês e com o LEE.... YYYYYYYYAAAAAAAAAAAAAAA


Fonte: wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA AÍ SÔ...