Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

OFICINA: CRIANDO UM HUB USB COM CARTUCHO DE SNES

Olá meus queridos amigos do blog Corporação Capsula. que saudades de vocês, cambada. Vida corrida e pouco tempo para postagens meus amigos, mas isso aqui não para não. Hoje tenho uma matéria especial para vocês, um presente na verdade. Venho trabalhando no desenvolvimento de reutilização de peças de vídeo games e acessórios. Tempos de reciclagem é assim mesmo. Lembram do Case Cartucho que fiz para um pen drive? Pois é, depois daquele protótipo já tive mais duas experiencias bem sucedidas, e aqui está a primeira. Vou dar (no bom sentido) o passo a passo de como construir seu próprio HUB USB com CASE de Cartucho SNES.

Vamos lá?
PASSO 1 - Vá em uma loja de suprimentos de informática e peça um hub usb de 4 portas, de preferencia com a disposição em fila. O preço médio é de R$ 15 dilmas. Claro, partindo do pré suposto que você ainda não possua um, o que reduzirá ainda mais o custo de produção. Abra-o e retire o circuito. Deixe-o separado pois logo vamos usa-lo. (não reparem no paninho cheio de coraçãozinho não. foi o único que encontrei para trabalhar como forro na minha mesa do laboratório, rsrrs)

Circuito do hub USB 4 portas.

PASSO 2 - Selecione no seu "cemitério" alguma cartucho que não sirva mais. Queimado mesmo. Morto. Ele será a base de tudo. Abra-o e descarte o circuito danificado. Separa a parte da frente. Vamos trabalhar com a parte traseira por enquanto. Depois, tire a medida do circuito do hub e com uma lamina de estilete, de preferencia, corte o plastico que serve de sustentação e apoio para o encaixe do chip do cartucho.
Existem também a possibilidade de que com a ponta de uma faquinha de cozinha aquecida, pressione nas marcações que você fez até próximo a base da tampa, aí depois é só forçar um pouquinho para o lado que o plástico vai se quebrar quase que na base. Aí é só terminar de desbastar tudo com a lâmina de estilete e a lixa.  Lembre-se também de retirar o pino, aquele ali no meio da tampa, como mostra a imagem abaixo.

Raspagem do plastico da tampa do cartucho.
PASSO 3 - Depois de feito isso, é hora de fixar a plaquinha do hub na base do cartucho. Faça o teste de encaixe. Caso não encaixe de maneira confortável, retire os excessos até que a plaquinha esteja acomodada de maneira satisfatória, como mostra a imagem abaixo.
Teste de encaixe da plaquinha do hub. Aqui ficou perfeito.
PASSO 4 - Agora que já está tudo encaixando direito, precisamos encontrar uma maneira de fixar a plaquinha do hub a base o cartucho. A melhor maneira que encontrei para essa finalidade foi o uso de "cola quente", daquelas pistolas mesmo. Pode usar bastante nas bordas, sem problemas.

Fixação da plaquinha. Usei cola quente.
PASSO 5 - Depois da fixação da plaquinha, é hora de adequar o chicote do hub. Com ferro de solda quente ou com o estilete, fala uma pequena cava na lateral ou em outro lugar que você achar melhor a posição do chicote e instale-o. Lembre-se de deixar o cabo abaixo da borda do case, pois se isso não ocorrer, pode não conseguir encaixar a tampa da frete do cartucho. Olhe só como deve ser na figura abaixo.

Colocação do chicote no case.
PASSO 6 - É hora de fechar o cartucho. Veja se não há saliências nas borda que atrapalhem o fechamento.  Depois é só colocar os parafusos para fechar. Está quase pronto.
Só falta parafusar.
Lembre-se de colocar parafusos compatíveis. Parafusos muito grandes certamente danificarão o case e comprometerão o fechamento correto. Já parafusos muito pequenos não fecharão o case.

PASSO 7 - Ligue seu micro e faça o teste. Geralmente esses hub's vem com led indicador. Assim como na foto. Ligou o led, significa que está tudo bem.
Teste.
PASSO 8 - Está tudo certo. O case está fechado e parafusado, tudo funcionando. Agora falta "pentear a noiva", o acabamento. Cartucho que se preze tem o seu label, não é mesmo. Escolha um de sua preferencia com as seguintes medidas: 4,5 cm de altura e 8,4 de largura, isso ára esse modelo de cartucho que estou usando aqui. Se for japonês, as medidas são: 3,7 por 10,4. Procure uma impressora de boa qualidade de resolução. O resultado final será esse aqui:
Resultado final

PRONTO MEUS AMIGOS. VOCÊS ACABARAM DE FAZER UM HUB USB MUITO DO ESTILOSO, KKKKKKKKKKKKK.

Grande abraço meus queridos.
Que a força esteja com vocês.




25 comentários:

  1. UMA COISA muito legal e facil de fazer mas você poderia ter comprado um cabo usb desses de celular mesmo ou qualquer outro usb e ter retirado esse que veio com o hub e ter soldado outro cabo maior e ter colocado o fio atrás em vez de ter colocado na frente. ei retire essa verificação de palavras nos comentarios que isso me dixa doido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga lá brother, tudo bom aí no TURBO GAME?
      Claro que se pode incrementar mais o hub, mas eu preferi mostrar a maneira mais básica de construir o bicho, logicamente que isso torna o projeto mais barato também. Mas a ideia está aí. valeu amigão...

      Excluir
  2. sera que tem como fazer uma entrada de usb no mc do ps2 para fumcionar no proprio ps2.
    ps2 tipo mod ps2 2gb

    ResponderExcluir
  3. Glauber, acredito que não há como fazer essa gabi não. Vou verificar e posto aqui se pode ser feito.

    ResponderExcluir
  4. cara fiz uma façanha no meu ps2 fis funcionar filme foto e musica pela usb do ps2 com o proprio mp6 mormai II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom Glauber. Cara, manda aí o tutorial pra gente disponibilizar aqui no blog. Acho que pode ajudar muito a galera...

      vc vai se tornar colaborador, rsrrsrsrrsrs

      abraço

      Excluir
    2. to um pouco sem tempo mas to fazendo agora um tutorial mp6 via usb mt bm

      Excluir
  5. Alan Skywalker cera que tem como fazer mc 2gb.

    ResponderExcluir
  6. A vou fazer um tutorial completo como ver filmes,Fotos escutar musicas
    jogar ps2 via usb jogar em rede passar seive do mc para o pendrav mudar
    as legendas e plano de fundo dos programas que serão usado nesse procedimento.

    valeu abraço e muito dinheiro a todos.

    ResponderExcluir
  7. Alan Skywalker to terminando o tutorial a onde poso postalo cal lugar

    ResponderExcluir
  8. Alan Skywalker terminei o tutorial posso postar agora.
    No brOffice.org Writer deu 9 paginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 09 páginas??? putz..isso é coisa pra burro...uhauhuhauhau.... faz o seguinte. me envia esse doc pra eu dar uma olhada. e depois podemos colocar pra download. certamente ficou show de bola, mais com esse tamanho todo não posso publicar. vou tentar criar um hd virtual pra hospedar os docs do blog e oferecer para download aos leitores...

      valeu amigão e pode se considerar colaborador do blog, rsrsrrs..
      ps: depois mando sua carteirinha de colabrador, rsrsrrs

      Excluir
  9. Alan Skywalker eu estava pesquisando na net e vi Retrode2 que funciona com os cartuchos do snes e atari quer as fotos .

    gostei das imtemcões deles.

    jato te enviando o tutorial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Glauber...sem dúvidas é uma bela sacada essa do Retrode2... bem compacto e tem a vantagem de ser dual card... snes e genesis no mesmo aparelho... muito bacana mesmo... to pensando em fazer uma matéria sobre o treco...rsrrs... valeu

      Excluir
  10. Respostas
    1. não da não viu agora e só com o Alan Skywalker

      Excluir
    2. ô max, manda teu e-mail aí que eu te repasso parceiro..

      Excluir
    3. meu e-mail é maxturoktamis@gmail.com , valeu parceria no maximo.

      Excluir
  11. ô cara foi mal eu mão quis negar o tutorial . eu até estou fazendo outro tutorial como gravar jogos que estão em cd para dvd

    ResponderExcluir
  12. Tu desmontou, fez, montou e não fez nada. Cara tu e mais burro que o burro e que faz pergunta aqui e ...... nao posso mem dizer.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

COMENTA AÍ SÔ...