Olá meus queridos amigos. Voltamos a carga com a décima-nona parte de nossa jornada pelo passado dos vídeo games. Chegamos em um momento crucial de nossa jornada. Nesse ano, um mito surge para emplacar nos lares e corações dos gamers.
SUPER FAMICOM |
O console utiliza uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz e fora desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns (câmera lenta) em vários jogos.
O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história, pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele.
Super Mario World e F-Zero foram os dois jogos lançados juntamente com o console. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma franquia da Nintendo.
A SEGA deu uma de doida e para não ficar para trás, colocou no mercado japonês o portátil Game Gear e lança o Mega Drive na Europa e no Brasil, onde é distribuído pela outrora competente Tec Toy.
NEO GEO DA SNK |
Apesar dessa vantagem todo sistema de hardware era voltado para a exploração profissional de jogos e contava com recursos gráficos avançados ainda caros para o usuário final. Caro pra kct em comparação aos outros videogames da época: 650 dólares americanos e os cartuchos passavam dos U$200 (o preço de um Sega Genesis/Mega Drive).
Já na parte que diz respeito aos jogos, Final Fantasy da Square, é finalmente lançado em terrítorio americano por meio do NES da Nintendo. O game de corrida intitulado Rad Racer II, também da Square, é lançado para o NES na mesma época.
A Atari lança para o console portátil Atari Lynx o game Gauntlet: The Third Encounter; e para os fliperamas o game de luta Pit-Fighter, que chamou a atenção na época por ser um dos primeiros games a usar atores digitalizados. Chamar a atenção até que vá lá, mas que a versão para Snes, na modesta opinião deste que vos escreve, é a pior aberração deste planeta e quiçá, do Universo.
MEGA MAN 3 |
A Capcom lança grandes games para o NES onde podemos destacar os seguintes títulos: Adventures in the Magic Kingdom, Chip ‘n Dale: Rescue Rangers, Code Name: Viper, Little Nemo: The Dream Master, Mega Man 3, Street Fighter 2010: The Final Fight e Yo! Noid. A Capcom ainda lança games de nível para os fliperamas, como 1941: Counter Attack e Mercs; e para o Game Boy sai o interessante título Gargoyle’s Quest.
A Natsume lança para o NES o excelente game Shadow of the Ninja, que possui muitas similaridades com os games da franquia Ninja Gaiden, com o adicional da possibilidade de se jogar com até dois jogadores simultaneamente.
A Enix lança Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen para o Famicom, game que inicia uma nova trilogia da sua famosa franquia e a Square também dá seguimento a sua franquia mais famosa: Final Fantasy III é lançado para o Famicom e Final Fantasy Legend II chega ao Game Boy.
NINJA GAIDEN II |
Várias produtoras lançam grandes games para o NES: a Data East lança títulos bacanas como Al Unser Jr.’s Turbo Racing, Bad Dudes, Battle Chess e Caveman Games; a Jaleco também lança games intessantes onde os destaques são Astyanax e Maniac Mansion; a Tecmo lança o excelente Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos, título que é até hoje considerado por muitos como o melhor game da franquia Ninja Gaiden nos consoles de 8 Bits; a SNK ataca com o Action/RPG Crystalis; a Sunsoft traz títulos como Batman e Journey to Silius; e a Acclaim Entertainment também não fica atrás e lança para o NES o clássico Double Dragon II: The Revenge e o mediano mas interessante Ghostbusters II.
A Nintendo lança no mercado americano o game Super Mario Bros. 3.
O Game Boy da Nintendo também aumenta sua “gameoteca” com títulos bacanas como: Amazing Penguin, The Amazing Spider-Man, Batman, Bubble Bobble, Burai Fighter Deluxe, Chase H.Q., Dr. Mario, Dragon’s Lair, Dragon Slayer I, Duck Tales, Gauntlet II, Ghostbusters II e Kung Fu Master.
Bom gente, por enquanto é isso. espero que vocês tenham gostado desse retorno da nossa série mais longa, rsrsr. Até a próxima, ou seja, na parte 20.
Alex Kidd in Shinobi World??? nãp seria in miraccle world? e depois da parte 19 vem a parte 20 allan vc disse que é a 21 :D MAS FICOU MUITO BACANA
ResponderExcluiropa, é isso mesmo amigão... falta de atenção minha... obrigado pela dica, como sempre, pontual.... vou arrumar a casa... rsrsrrs
Excluir