Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 19 - 1990


Olá meus queridos amigos. Voltamos a carga com a décima-nona parte de nossa jornada pelo passado dos vídeo games. Chegamos em um momento crucial de nossa jornada. Nesse ano, um mito surge para emplacar nos lares e corações dos gamers.

SUPER FAMICOM
A Nintendo laçaria neste ano o fodástico Super Famicom, operando em 16 bits.
O console utiliza uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz e fora desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns (câmera lenta) em vários jogos.
O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história, pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele.
Super Mario World e F-Zero foram os dois jogos lançados juntamente com o console. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma franquia da Nintendo.

A SEGA deu uma de doida e para não ficar para trás, colocou no mercado japonês o portátil Game Gear e lança o Mega Drive na Europa e no Brasil, onde é distribuído pela outrora competente Tec Toy.

Neo Geo
NEO GEO DA SNK
A SNK lança o console Neo Geo Advanced Entertainment System (AES). O AES surgiu após o sucesso da placa MVS nos arcades japoneses, logo era o mesmo hardware com um design adaptado para um console doméstico, isso fazia com que os jogos caseiros fossem exatamente iguais aos jogados nos arcades.
Apesar dessa vantagem todo sistema de hardware era voltado para a exploração profissional de jogos e contava com recursos gráficos avançados ainda caros para o usuário final. Caro pra kct em comparação aos outros videogames da época: 650 dólares americanos e os cartuchos passavam dos U$200 (o preço de um Sega Genesis/Mega Drive).

Já na parte que diz respeito aos jogos, Final Fantasy da Square, é finalmente lançado em terrítorio americano por meio do NES da Nintendo. O game de corrida intitulado Rad Racer II, também da Square, é lançado para o NES na mesma época.

A Atari lança para o console portátil Atari Lynx o game Gauntlet: The Third Encounter; e para os fliperamas o game de luta Pit-Fighter, que chamou a atenção na época por ser um dos primeiros games a usar atores digitalizados. Chamar a atenção até que vá lá, mas que a versão para Snes, na modesta opinião deste que vos escreve, é a pior aberração deste planeta e quiçá, do Universo.
Mega Man 3
MEGA MAN 3

A Capcom lança grandes games para o NES onde podemos destacar os seguintes títulos: Adventures in the Magic Kingdom, Chip ‘n Dale: Rescue Rangers, Code Name: Viper, Little Nemo: The Dream Master, Mega Man 3, Street Fighter 2010: The Final Fight e Yo! Noid. A Capcom ainda lança games de nível para os fliperamas, como 1941: Counter Attack e Mercs; e para o Game Boy sai o interessante título Gargoyle’s Quest.

A Natsume lança para o NES o excelente game Shadow of the Ninja, que possui muitas similaridades com os games da franquia Ninja Gaiden, com o adicional da possibilidade de se jogar com até dois jogadores simultaneamente.

A Enix lança Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen para o Famicom, game que inicia uma nova trilogia da sua famosa franquia e a Square também dá seguimento a sua franquia mais famosa: Final Fantasy III é lançado para o Famicom e Final Fantasy Legend II chega ao Game Boy.

Ninja Gaiden II
NINJA GAIDEN II
Os consoles da SEGA mostra mais uma vez sua força: para o Master System são lançados games divertidos como Alex Kidd in Miraccle World, Castle of Illusion, Columns, Danan: The Jungle Fighter, ESWAT: City Under Siege, Michael Jackson’s Moonwalker, Ninja Gaiden, Paperboy, Shadow Dancer, Super Monaco GP e Ultima IV: Quest of the Avatar; e para o Mega Drive saem títulos de peso como After Burner II, Batman, Castle of Illusion, Decap Attack, Dynamite Duke, ESWAT: City Under Siege, Gaiares, Ghostbusters, Michael Jackson’s Moonwalker, Phantasy Star III: Generations of Doom, Phelios, Populous, Shadow Dancer: The Secret of Shinobi, Strider, Super Monaco GP, Thunder Force III e Wonder Boy III: Monster Lair.

Várias produtoras lançam grandes games para o NES: a Data East lança títulos bacanas como Al Unser Jr.’s Turbo Racing, Bad Dudes, Battle Chess e Caveman Games; a Jaleco também lança games intessantes onde os destaques são Astyanax e Maniac Mansion; a Tecmo lança o excelente Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos, título que é até hoje considerado por muitos como o melhor game da franquia Ninja Gaiden nos consoles de 8 Bits; a SNK ataca com o Action/RPG Crystalis; a Sunsoft traz títulos como Batman e Journey to Silius; e a Acclaim Entertainment também não fica atrás e lança para o NES o clássico Double Dragon II: The Revenge e o mediano mas interessante Ghostbusters II.

A Nintendo lança no mercado americano o game Super Mario Bros. 3.

O Game Boy da Nintendo também aumenta sua “gameoteca” com títulos bacanas como: Amazing Penguin, The Amazing Spider-Man, Batman, Bubble Bobble, Burai Fighter Deluxe, Chase H.Q., Dr. Mario, Dragon’s Lair, Dragon Slayer I, Duck Tales, Gauntlet II, Ghostbusters II e Kung Fu Master.

Bom gente, por enquanto é isso. espero que vocês tenham gostado desse retorno da nossa série mais longa, rsrsr. Até a próxima, ou seja, na parte 20.





2 comentários:

  1. Alex Kidd in Shinobi World??? nãp seria in miraccle world? e depois da parte 19 vem a parte 20 allan vc disse que é a 21 :D MAS FICOU MUITO BACANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, é isso mesmo amigão... falta de atenção minha... obrigado pela dica, como sempre, pontual.... vou arrumar a casa... rsrsrrs

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...